Não subestime a capacidade de armazenamento Um SSD de 120 a 128 GB pode ser suficiente para o sistema operacional e apps, mas pode deixar na mão em pouco tempo o usuário que curte games e baixa muitos arquivos.
Por usar uma tecnologia mais moderna, o preço dos SDDs é maior que o dos HDDs convencionais. Para nível de comparação, um HDD de 1TB custa cerca de R$ 350, atualmente. Com essa mesma quantia é possível comprar um SSD de 500GB, ou seja, com a metade do armazenamento do HDD.
Os modelos mais populares de SSD têm capacidade entre 120 e 256 GB, com modelos de 512 GB ou 1 TB para quem está disposto a desembolsar muita grana. ... Basicamente, eles combinam os discos magnéticos e a ampla capacidade dos HDs com a velocidade de um SSD em uma única unidade.
Os SSDs mais comuns possuem dois componentes: a memória flash e o controlador. A memória flash é responsável por armazenar todos os arquivos e dados, enquanto os controladores gerenciam a troca de dados entre o computador e a memória. Como o SSD não tem partes móveis, toda essa troca se dá através de cargas elétricas.
O SSD (“Solid State Drive”) é essencial quando o assunto é performance, afinal com ele a velocidade do notebook aumenta muito, tanto para iniciar o sistema quanto para abrir programas ou transferir arquivos. Isso acontece porque o SSD NÃO possui partes móveis ou mecânicas, tudo funciona “na velocidade da luz”.
Melhores Notebooks de 2021
Entre as vantagens dos SSDs está a melhora no desempenho que, além de acessar os arquivos com mais rapidez, permite respostas melhores do computador de forma geral, como ao iniciar o sistema operacional; ... Devido aos seu processo elétrico de leitura e armazenamento de arquivos, o SSD consome menos energia.
Tutorial para instalar o SSD no notebook