Conheça os 5 principais modais de transporte de carga no Brasil
Como funciona o transporte de cargas
Para ser feito o transporte, são utilizados dois tipos de caminhões: a cegonha e o caminhão-plataforma. A escolha dependerá do tamanho do veículo, da quantidade de automóveis que vai ser transportado e do prazo da entrega - entre outras coisas.
O transporte a ser usado tem que atender à necessidade da carga e superar a distância da maneira mais rápida. No transporte de mercadoria, os modais mais utilizados são: rodoviário, ferroviário, hidroviário, dutoviário, aéreo e o multimodal.
Carga homogênea, não embalada, disposta em determinado espaço de uma embarcação, por exemplo, líquidos ou grãos.
Carga que já vem unitizada numa lingada do armazém. Esse procedimento evita que o trabalhador faça a lingada antes do embarque.
O transporte representa a maior parte dos custos em uma estratégia logística, cerca de 60% das despesas na maioria das organizações. As funções principais do transporte em uma estratégia logística são a capacidade de carga, a utilidade de lugar e o ganho de tempo.
Logística de transporte é o ramo da logística responsável pela definição do melhor modal para conduzir determinada quantidade de mercadoria com segurança pelo menor custo e tempo, seja ele ferroviário, seja aeroviário, rodoviário, hidroviário e dutário (via dutos).
Mas afinal qual é a diferença entre a transportadora e o operador logístico? A diferença fundamental é a abrangência dos serviços oferecidos por cada um. ... O operador logístico, por sua vez, oferece maior variedade de atividades, de forma coordenada e integrada.
E daí começa a surgir uma negociação mais saudável para os dois lados, afinal de contas a distribuidora depende da qualidade de suas entregas para ter clientes finais mais satisfeitos e comprando mais, por outro lado a transportadora precisa da distribuidora satisfeita para ter a sua demanda de entregas sempre ...
Para que serve? Como o próprio nome já diz, esse tipo de empresa tem a função de transportar mercadorias. ... Por exemplo, enquanto algumas se especializam em cargas de alto risco, outras costumam transportar itens frágeis. Além disso, as transportadoras operam com frota própria.
TIPOS DE OPERADORES LOGÍSTICOS E SUAS ORIGENS De uma maneira geral pode-se afirmar que, sob o ponto de vista operacional, existem dois tipos básicos de operadores logísticos: operadores baseados em ativos e operadores baseados em informação e gestão.
O segredo de um bom agenciamento de cargas está firmado em quatro pilares distintos:
O agenciamento de cargas na logística ocorre quando existe um intermediador, que faz a ligação entre os embarcadores e os prestadores de serviço — que podem ser motoristas autônomos, cooperativas e transportadoras pequenas, por exemplo.
E o que faz um Agenciador de Propaganda? Planejam vendas especializadas; demonstram produtos e serviços; concretizam vendas. Acompanham clientes no pós-venda; contatam áreas internas da empresa. Sugerem políticas de vendas e participam de eventos.