A produção média de petróleo no país chegou a 2,94 milhões de barris por dia em 2020, enquanto a de gás natural atingiu 127 milhões de metros cúbicos por dia. Em 2016, o país produzia em média 2,509 milhões de barris de petróleo e 104 milhões de metros cúbicos de gás.
O déficit de derivados Interessante notar que o país passou a ser autossuficiente em petróleo praticamente na mesma época em que se tornou deficitário líquido por derivados. Isso ocorreu porque a produção de óleo e o consumo cresceram mais rápidos do que nossa capacidade de refino.
Produção de petróleo no Brasil ultrapassa marca de 3 mi de barris por dia. A produção nacional de petróleo ultrapassou a marca de 3 milhões de barris por dia, pela primeira vez.
Em 2019, o mundo consumiu um recorde de 98,3 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo.
Apesar da busca por fontes de energia renováveis, o petróleo segue sendo a maior fonte de energia mundial. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), em 2019, foram consumidos 100,1 milhões barris por dia (b/d) de petróleo no mundo.
A produção de petróleo e gás natural no Brasil foi de aproximadamente 2.
A produção de derivados a partir do petróleo envolve, basicamente, três processos principais: Destilação – é o processo de separação dos derivados: o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar. Esse vapor volta ao estado líquido conforme resfria em diferentes níveis dentro da torre de destilação.
Crise na Venezuela: quais países compram o petróleo do maior produtor sul-americano? O petróleo domina a economia da Venezuela e representa praticamente a totalidade de suas receitas de exportação.
A BP (British Petroleum) divulgou um estudo que aponta o fim das reservas de petróleo nos próximos 53 anos. A empresa britânica até coloca uma data para o fim: 2067.
Outro alternativa ao petróleo, conhecido e usado desde a Segunda Guerra Mundial é a gasolina sintética ou nafta sintética, que pode ser utilizada tanto como combustível como matéria prima petroquímica na obtenção de plásticos e outros produtos da cadeia de transformação de petróleo.
Para muita gente, a questão não é “e se”, mas “e quando” o petróleo acabar. Por ser um combustível fóssil, resultado da decomposição de organismos, quando as reservas atuais acabarem será preciso esperar milhões de anos até se formarem poços novos. Mas cientistas não acreditam que o óleo vá se extinguir tão cedo.
Pode acabar o petróleo , pode acabar a vergonha, pode acabar tudo enfim, mas deixem o frevo pra mim.
Se a última gota fosse extraída amanhã, sem aviso prévio, o mundo entraria num caos absoluto, tal a dependência dos transportes, pessoais e coletivos e das redes de distribuição de produtos, alimentares e não só, dos combustíveis fabricados a partir petróleo refinado.
Resposta. Existem várias fontes de energia e de combustível além do petróleo, algumas como a energia eólica, a energia solar, etanol, o biodiesel, o hidrogênio e combustíveis sintéticos.
Substitutos do Petróleo: Fontes Alternativas de Energia