Existem dois processos tradicionais de laminação de alumínio: laminação a quente e laminação a frio. Atualmente, a indústria também utiliza-se da laminação contínua. Os principais tipos de produtos laminados são: chapas planas ou bobinadas, folhas e discos.
Laminação, é o processo de acabamento gráfico que consiste em unir duas ou mais folhas. Ou seja, laminar um papel é submetê-lo a uma camada de material plástico bem fino e transparente. Podendo ser feito de mais de uma maneira diferente, ela vai influenciar na estética e qualidade do resultado final da impressão.
A laminação fosca (BOPP) é uma película plástica e fosca, com objetivos e efeitos semelhantes ao da plastificação, porém com maior aceitação do público. A laminação fosca tem sido muito utilizada nos últimos anos por propiciar um acabamento discreto, resistente e elegante.
A laminação do cartão de visita é produzida com vários cartões imposicionados em uma “folha grande” e é aplicada através do calor. Com a laminação, os cartões ficam mais resistentes e difíceis de rasgar e pode ser aplicada dos dois lados. Existem alguns tipos de papel e gramatura que não “aceitam” este acabamento.
Chamamos de verniz localizado ou verniz UV o tipo de acabamento gráfico que proporciona ao impresso o efeito de brilho, somente nas partes desejadas. Ele cria um aspecto estético superior e garantindo ao produto um visual mais trabalhado e bonito. É um acabamento especial que enriquece qualquer material gráfico.
A laminação a frio é artesanal e pode não ter um bom resultado se não for feita com capricho. Se você deseja entender como ela é feita, basta imaginar a aplicação de um adesivo sobre um superfície. O ideal é pressioná-lo e alisá-lo com um régua, depois de descolar cerca de 2 cm e colocá-lo sobre o impresso.