Este procedimento de curetagem inclui tratamento de raspagem supra e sub gengival. 57,99 Especializado Por hemiarco, já inclui raspagem e curetagem supra e sub gengival.
Biofilmes são estruturas organizadas, nas quais os constituintes convivem em simbiose, descritos em outras espécies como um fator predisponente à periodontite.
“Cálculo” é o nome técnico de “tártaro”, que é a bactéria periodontal, calcificada, e que “gruda” nos dentes. Se o cálculo não é removido, ele vai aumentando e entrando pela gengiva (por isso o “subgengival”).
A raspagem supra e subgengival é um procedimento realizado com o intuito de retirar o tártaro dos dentes e da gengiva, além de tratar e prevenir processos infecciosos na gengiva.
- Raspagem subgengival (RASUB): realiza-se a remoção da placa bacteriana (biofilme) e do cálculo subgengival, sob anestesia local. Esta fase normalmente é realizada em várias sessões, dependendo da dificuldade do tratamento.
Curetagem. A curetagem ou raspagem é um procedimento cirúrgico para remoção do tártaro supra e subgengival. Mas como a tartarectomia é mais avançada, a técnica fica para a remoção de tártaro subgengival e para uma limpeza mais detalhada daquilo que o ultrassom não removeu.
A raspagem periodontal e o alisamento do dente e da raiz retira o material que causa a atividade bacteriana, permitindo que a gengiva cicatrize e retorne a sua posição normal. Portanto ela é feita manualmente com o auxilio de instrumentos específicos ou com vibração ultrassônica.
A curetagem é o termo usado para descrever a raspagem cirúrgica, que pode ser usada para limpar uma cavidade de corpo do corpo estranho, para remover tecido doente tal como tumores ou crescimentos ou para obter uma biópsia que possa ser usada para o diagnóstico.
Complicações de uma cicatrização tardia Uma ferida que demora a cicatrizar torna-se uma porta de entrada para infecções, que podem manter-se localizadas ou difundir-se para todo o organismo, gerando uma infecção generalizada que pode levar à morte.
Primeiros socorros para feridas em diabéticos
Ferimentos na pele: o que fazer para não se infeccionar