O serviço mais procurado por lá é a inseminação artificial — são cerca de quinze por mês. O procedimento, que custa a partir de 850 reais, é buscado principalmente por criadores de cachorros com pedigree e por donos.
A coleta de sêmen é feita de modo manual por um profissional especializado, e a inseminação na fêmea é realizada através de uma pipeta que é introduzida dentro da vagina da fêmea, porém o equipamento é fino e flexível.
O período fértil da cadela é entre o 10° e 15° dias do cio (em média), onde a inseminação deve ser agendada para esta fase.
O sêmen resfriado pode ser transportado em garrafas térmicas ou em equipamentos próprios para transporte de sêmen resfriado (por exemplo, o Equitainner®) e é capaz de se manter viável por até cinco dias, desde que a temperatura seja mantida (4°C).
- O ejaculado deve ser coletado fracionadamente com o auxílio de um funil de vidro ou plástico que desemboca em tubos graduados, evitando o contato direto entre o pênis e o material de coleta. - Após a coleta, deve-se aguardar a regressão da ereção, e posteriormente, ajudar no recobrimento do pênis com o prepúcio.
Ela é geralmente feita 3 vezes com intervalo de um dia entre elas, atingindo todo o período fértil da cadela, que é variável, mas em sua grande maioria é do décimo primeiro ao décimo sexto dia após o início do sangramento do cio.
A ovulação, espontânea na cadela, ocorre 24 a 72 horas depois da onda de LH. Raças pequenas ovulam poucos óvulos (2 a 10), quando comparado às raças grandes, que podem ovular de 5 a 20 óvulos. O peso do ovário atinge o máximo imediatamente antes da ovulação.
O segundo estágio do cio, chamado estro, se inicia logo após o proestro e é o período fértil da cadela, quando ocorre a ovulação. No estro, a fêmea começa a aceitar a cobertura do macho, porém a ovulação ocorre em média 2 dias após o início do estro.
Mantenha os pets calmos. Se o macho e a fêmea ainda não se conhecerem, marque um encontro alguns dias antes do cruzamento. Também é importante manter o ambiente tranquilo. Escolha uma área que não seja propensa a ter muito barulho e outras interrupções. Se os cachorros ficarem assustados, eles não conseguirão cruzar.
Inseminação artificial em cães Se sua cadela não quer cruzar, o que você pode fazer? Há uma opção para pessoas que querem que sua cadela tenha filhotes mas não conseguem, mesmo que ela esteja totalmente saudável. Essa opção é a inseminação artificial em cães, que pode ser realizada apenas por um veterinário.
18 meses
O principal sinal perceptível de que houve a cruza é um odor particular, que pode ser sentido vindo da parte posterior da cadela. Esse odor costuma ser mais acentuado que outros odores relacionados ao período do cio.
Semelhante ao enjoo matinal nos humanos, a sua cadela poderá vomitar, nas fases iniciais da gravidez. Se os vómitos persistirem, ou tiver alguma preocupação, contacte o seu médico veterinário. Começará a ganhar peso, a partir dos 35 dias de gestação, aumentando gradualmente até 50% acima do seu peso normal.
Cuidados com a cadela na gestação
Não tem como saber se a cachorra está grávida (prenhe) seguindo essa mesma linha, já que os sintomas são diferentes e incluem:
35% de carnes (ofereça 1-2 ovos crus semanalmente) com um pouco de vísceras ou ofereça 30% de vísceras 1-2x por semana. 25% vegetais liquidificados crus (com exceção dos tubérculos da família das batatas, esses devem sempre ser cozidos), ou cozidos.
O febendazol é um vermífugo adequado para cadelas gestantes; é eficaz contra ascaridíase, ancilostomíase, vermes pulmonares e a tênia. Combinações de pirantel/praziquantel também podem ser adequados.
Tipos de vitaminas para cachorros