Para que haja produção de mercadorias, é necessária uma divisão do trabalho, em que as diferentes atividades são interdependentes, na qual cada uma trabalha para os outros.
O capitalista produz valores de uso não por amor, mas somente porque são portadores de valores de troca. E mais: não deseja produzir apenas coisas destinadas à venda, mas, antes de tudo, ... Quer produzir não só um valor de uso, mas uma mercadoria, não só um valor de uso, mas valor, e não só valor, mas também mais-valia.
O Capital transforma tudo em mercadoria, isto é, algo objetivamente mensurável e substituível por uma abstração quantitativa – o dinheiro. Nem mesmo o ser humano conseguiu escapar. ... sua essência humana, sua atividade vital, sua existência criativa, sua força-de-trabalho em troca de um salário.
Dominar a natureza significa antes de tudo dominar a si mesmo, ter o poder sobre a sua própria natureza. se comporta com os homens. Este os conhece na medida em que pode manipulá-los. O homem da ciência conhece as coisas na medida em que pode fazê-las” (Adorno e Horkheimer, 1985, p.
Os Manuscritos Econômico-Filosóficos ou Manuscritos de Paris exprimem a essência do pensamento de Karl Marx por meio da exploração do homem pelo homem. A reprodução do capital é o fundamento principal na produção e o homem enquanto trabalhador a mercadoria básica para o funcionamento do processo produtivo.
A acepção da mais-valia está associada à exploração da mão de obra assalariada, em que o capitalista recolhe o excedente da produção do trabalhador como lucro. ... A esse fenômeno Marx deu o nome de mais-valia.