O custo para se obter a certificação é alto, além do curso custar cerca de R$ 3.
O Scrum é um framework em que as equipes trabalham como uma unidade extremamente integrada com cada membro desempenhando um papel bem definido, eliminando controles desnecessários, inadequados ou burocráticos. A concentração do trabalho está na essência do processo de desenvolvimento de sistemas ou softwares.
Ele é responsável por fazer o processo correr bem removendo os obstáculos que atrapalham a produtividade da equipe, organizando e facilitando as reuniões. As responsabilidades do Scrum Master incluem: Remover as barreiras entre a equipe e o Product Owner. ... Melhorar a produtividade da equipe da forma que for possível.
Além disso, ao utilizar o Scrum, pode ser solicitado ao Time de Desenvolvimento para estimar um mesmo item do Backlog do Produto em diferentes momentos. Quando o item está no final do Backlog do Produto, possuirá menos detalhes e, consequentemente, sua estimativa estará em um nível macro.
Todos os integrantes do Time Scrum participam desta reunião, sendo que o time-box máximo é de 8 horas de duração. Em Sprints menores, a duração tende a ser proporcionalmente menor.
quatro semanas
Quando o horizonte da Sprint é muito longo, a definição do que será construído pode mudar, a complexidade pode aumentar e o risco pode crescer. Sprints permitem previsibilidade que garante a inspeção e adaptação do progresso em direção à meta pelo menos a cada mês corrido.
A sprint planning é um timebox de 5% do tempo da sprint. Então, se a sprint é de um mês, a planning deve durar "no máximo" 8 horas, e proporcionalmente menos para sprints de menor tamanho.
Quando: no último dia de cada Sprint, antes da reunião de Retrospectiva da Sprint. Duração: máxima proporcional a 4 horas para Sprints de 1 mês.
Na primeira atividade, o Product Owner e o Time de Desenvolvimento se reúnem para estabelecer o que será desenvolvido na Sprint corrente. Na segunda atividade, o Time de Desenvolvimento planeja como o que foi estabelecido será desenvolvido, geralmente por meio de tarefas de desenvolvimento.