Caso aumentemos a tensão sobre este pedaço de carbono a corrente aumentará proporcionalmente, isto é, se dobrarmos a tensão, a corrente dobra, se triplicarmos a tensão, a corrente triplica, se decairmos a tensão pela metade, a corrente caí pela metade.
A corrente absorvida pela carga, em um divisor de tensão, altera a corrente da malha dos resistores divisores, modificando, portanto, as relações matemáticas já estudadas no divisor de tensão sem carga. ... A carga será simbolizada por RL e a tensão nela existente é VL coincidente com VAC.
No caso dos equipamentos elétricos, a potência indica a quantidade de energia elétrica que foi transformada em outro tipo de energia por unidade de tempo. Por exemplo, uma lâmpada incandescente que em 1 segundo transforma 100 joule de energia elétrica em energia térmica e luminosa terá uma potência elétrica de 100 W.
Objetivo. Comprovar experimentalmente as propriedades conhecidas da associação de resistores em série que são as seguintes: A tensão total aplicada no circuito se divide em cada um dos resistores. A corrente elétrica é a mesma em cada parte do circuito.
Na associação de resistores em série, a resistência equivalente é igual à soma das resistências de cada resistor, e a corrente elétrica é igual em todos os componentes. Em um circuito elétrico, é comum encontrarmos vários dispositivos eletrônicos interligados uns aos outros e de várias formas.
Para calcularmos a resistência equivalente na associação de resistores em paralelo, fazemos a soma do inverso das resistências individuais: Para o caso em que se deseja calcular a resistência de somente dois resistores em paralelo, é possível fazê-lo por meio do produto pela soma das resistências individuais.
Abaixo seguem as fórmulas da associação de resistores em paralelo:
Para qualquer quantidade de resistores associados em paralelo cujo valor das resistências individuais seja o mesmo, calculamos a resistência equivalente pela divisão do valor de um resistor pelo número de resistores do circuito.
Associação de Resistores é um circuito que apresenta dois ou mais resistores. Há três tipos de associação: em paralelo, em série e mista.
Há dois tipos de resistores, fixos e variáveis. Os resistores fixos são constituídos de filme carbono, filme metálico, fio de precisão, dentre outros. Os resistores variáveis podem ser ajustados manualmente.
De modo geral, resistores são classificados em ôhmicos e não-ôhmicos. Chama-se de resistor ôhmico aquele que segue a Lei de Ohm, a qual diz que, quando se mantém a temperatura constante, a razão , ou seja, a própria resistência elétrica, também se mantém constante.
Tipos de resistores
1ª Faixa: mostra o primeiro algarismo do valor da resistência. 2ª Faixa: mostra o segundo algarismo da resistência. 3ª Faixa: mostra quantos zeros devem ser adicionados a resistência. Obs: Para os resistores de 3 faixas a tolerância pode ser considerada em ± 20%, sendo definido sem cor.
Onde são encontrados? Os resistores estão presentes na maioria dos equipamentos utilizados em nosso cotidiano, seja nos chuveiros elétricos com a função de fornecer calor à água, ou na composição de circuitos eletroeletrônicos.
Resistores são dispositivos usados para controlar a passagem de corrente elétrica em circuitos elétricos por meio do efeito Joule, que converte energia elétrica em energia térmica. A maior parte dos resistores é feita de materiais de alta resistência elétrica, e esses são conhecidos como dielétricos.
São exemplos de aparelhos que contêm resistores o chuveiro, o ferro de passar e os secadores de cabelo. Quando utilizados para limitar a passagem de corrente no circuito, os resistores podem ser utilizados individualmente ou associados com outros de duas formas: em série e em paralelo.
Ferro elétrico, chuveiro e torradeira transformam energia elétrica em térmica. Esses aparelhos têm, como um dos seus componentes, o resistor, um fio de material especial (diferente dos fios de ligação), responsável pelo aquecimento. Por isso, são denominados resistivos.
Os aparelhos receptores são quaisquer dispositivos capazes de realizar a transformação da energia elétrica em outras energias, que não sejam exclusivamente térmicas. ... Os resistores por sua vez são uma espécie de receptores elétricos, porém transforma a energia elétrica apenas em energia térmica.
Portanto, podemos dizer que todo aparelho que transforma energia elétrica em outra forma de energia, que não seja exclusivamente térmica, é denominado receptor. Se a energia elétrica for transformada apenas em térmica, o aparelho é denominado resistivo.
Receptores elétricos são aparelhos que transformam energia elétrica em outra modalidade de energia qualquer, desde que não seja exclusivamente calor. ... O receptor não transforma energia elétrica exclusivamente em energia térmica.
Os aparelhos receptores são:
Os elementos resistivos constituem-se na alma do resistor, propriamente dito. Eles irão dissipar a potência térmica e limitar a corrente. Eles são construídos de fitas, fios ou grelhas de aço inox e níquel-cromo, montados em tubos de cerâmica, vitrificados ou em tubos roscados.