O preço médio de uma hora de orientação vocacional no Superprof é 68 reais: você vai precisar de no mínimo duas a três sessões para realmente definir seu futuro projeto educacional. Pais, vejam qual o seu papel na orientação profissional dos adolescentes e jovens.
Quem aplica os testes vocacionais? Por avaliarem a personalidade dos indivíduos, os testes vocacionais são aplicados, normalmente, por psicólogos. Isso porque esses profissionais são os únicos que possuem autorização de aplicação pelo Conselho Federal de Psicologia.
O teste vocacional pode ajudar na orientação profissional, ou seja, de acordo com o que você responder, ele irá mostrar quais áreas de sua formação e experiência você tem mais aptidões e quais não combinam com o seu perfil.
Como funciona?
Por isso, a orientação serve para ajudar na análise completa de características, habilidades, comportamentos, aspirações, valores e desejos do profissional. A partir disso, além de contribuir estabelece uma trajetória executável, a empresa pode criar oportunidades específicas para os seus talentos.
O Teste Vocacional é um instrumento que faz parte da Orientação Vocacional, em que é possível identificar a compatibilidade do indivíduo com as áreas existentes no mercado de trabalho e o seu perfil motivacional.
Organize uma reunião com os docentes para analisar e ampliar o escopo das ações voltadas à orientação profissional. No encontro, contemple os três momentos relatados a seguir. Se o tempo for curto, divida a discussão em dois dias....
Esse conjunto de projetos tem por objetivo melhorar o perfil pessoal e profissional dos trabalhadores, visando a rapidez da inserção no mercado de trabalho e a consolidação de empreendimentos. ... Para saber como participar, procure o CATe mais próximo de sua residência pessoalmente.
a) Teoria Traço-e-Fator: tendo Parsons como principal representante, é uma teoria essencialmente normativa, que parte do princípio de que os indivíduos diferem-se nas habilidades, interesses e traços de personalidade, e cada profissão requer pessoas com aptidões específicas, ou seja, “o homem certo no lugar certo”, ...
Além de si mesmo o jovem leva em consideração os aspectos que estão à sua volta: sociais, familiares e econômicos. O processo de escolha profissional, no contexto escolar, visa promover o autoconhecimento, o conhecimento das profissões bem como do mundo do trabalho onde o aluno está inserido.
Algumas pessoas escolhem uma profissão por causa do status que ela proporciona, ou porque dá mais possibilidades de uma boa posição financeira, ou ainda porque contribui com o social.