O valor cobrado pelo levantamento topográfico de uma área com até 2 hectares fica em torno de R$ 1.
Levantamento Planimétrico: Projeção plana que traz informações relativas à medições feitas na horizontal. Levantamento altimétrico: Projeção plana que traz informações acerca do relevo do terreno levantado.
Cota altimétrica, termo da área da Geografia e Cartografia, é uma marcação de nível ou altitude de um terreno ou do relevo de uma dada região. São, portanto, números que representam a altitude acima do nível médio do mar.
Um dos principais exemplos da altimetria é a determinação de diferentes alturas entre pontos de um terreno. Planimetria é um conceito formado a partir de dois outros, o de plano e o de metria, ou seja, planimetria representa o modo de medir o planos.
A altimetria é a parte da topografia que estuda os métodos e instrumentos empregados na determinação da variação do relevo do terreno e de sua representação gráfica.
A altimetria é a medida da diferença de nível (distância vertical) entre dois ou mais pontos no terreno. ... Um das primeiras coisas que o ciclista gosta de saber é a altimetria acumulada do percurso, exatamente para saber qual o grau de dificuldade que enfrentará com a quantidade de subidas e suas inclinações.
ALTIMETRIA ou Hipsometria : Arte e ciência da medição de alturas ou de elevações, bem como a interpretação de seus resultados. Parte da topografia que tem como objetivo determinar as alturas relativas de diferentes pontos do terreno, isto é, medir as diferenças de nível entre dois ou mais pontos no terreno.
O contranivelamento é um segundo nivelamento que se procede com o fim de verificar a precisão do nivelamento. Exemplo de uso da palavra Contranivelamento: Vamos fazer o cotranivelamento do terreno para ter certeza que o levantamento teve grande precisão.
O nivelamento geométrico composto nada mais é do que uma série de nivelamentos geométricos simples feitos em sequência. O mesmo é utilizado para o levantamento de locais cuja diferença de nível é superior a 4 metros que é o comprimento da régua.
Nivelamento geométrico: “realiza a medida da diferença de nível entre pontos no terreno por intermédio de leituras correspondentes a visadas horizontais, obtidas com um equipamento denominado NÍVEL, sobre miras colocadas verticalmente nos referidos pontos.”
Método geométrico Nivelamento que realiza a medida da diferença de nível entre pontos do terreno por intermédio de leituras correspondentes a visadas horizontais, obtidas com um nível, em miras colocadas verticalmente nos referidos pontos.
Tipos de Nivelamento: 1. GEOMÉTRICO: mais preciso dos métodos de nivelamento realizado através de visadas horizontais utilizando como instrumentos: níveis topográficos e miras verticais graduadas. 2. TRIGONOMÉTRICO: realizado através de Teodolitos e Estações totais com visadas com qualquer inclinação.
É aquele em que a diferença de nível é determinada em função da variação da pressão atmosférica existente, entre pontos de diferentes altitudes da superfície da Terra. É menos preciso que o nivelamento geométrico. A precisão é baixa devido a muitos fatores de variação.
São eles: Geométrico: É o mais exato dos nivelamentos realizado através de visadas horizontais com um instrumento chamado nível. Trigonométrico: Realizado através de teodolitos com visadas com qualquer inclinação.
Geométrico: mais preciso dos métodos de nivelamento. Utiliza miras verticais graduadas e níveis topográficos para medir o nivelamento por meio de visadas horizontais. ... Trigonométrico: menos preciso do que o método geométrico, é realizado com o uso de teodolitos e estações com visadas independentes da inclinação.
Para a realização de um nivelamento trigonométrico se faz necessária a obtenção a campo de uma série de dados relativos:
· Diferença de nível total do nivelamento (dn total): A diferença de nível total do nivelamento (dn total) pode ser calculada a partir da seguinte equação: dn total = Σ leit. RÉ – Σ leit. VANTE ppd, Onde: dnt = diferença de nível total; Σ leit.
Nesse exemplo, a profundidade do terreno a ser nivelada deverá ser igual a 0. A letra “P“ indica o aterro que você vai colocar e a letra “O” como é o corte do seu terreno. Então temos: 250 x (0 +1,2)/2 = 250 x 0,6 = 150m³ de terra.
Baseia-se na medida de distâncias horizontais e ângulos de inclinação para a determinação da cota ou altitude de um ponto através de relações trigonométricas. Portanto, obtém valores que podem estar relacionados ao nível verdadeiro ou ao nível aparente, depende do levantamento.
COTAS DE NÍVEL Os níveis devem ser sempre indicados em METROS e acompanhados do sinal negativo caso localizarem abaixo do nível de referência (00) – (opcionalmente pode ser usado o sinal positivo para o caso de níveis localizados acima do nível de referência).
Cotas de Nível são marcadores de elevação dos níveis dos pontos que exibem a altura do piso ou altura vertical de um elemento ao longo do Eixo Z.
Observação Importante: O valor inferior corresponde a face inferior do piso na qual a cota de nível foi inserida e não ao limite de núcleo. Então para que você consiga utilizar corretamente a cota de nível é necessário que o piso contenha em suas camadas exclusivamente as camadas entre o Nível Osso e Nível Acabado.
O greide é a inclinação vertical do eixo da estrada, formando-se os aclives e declives ajustados por uma curva de concordância vertical. ... Quanto menor o declive, menor será a manutenção da estrada; e greides menores que 10 % permitem um trânsito mais eficiente e sem perigo.