Utilizadas na indústria petroquímica como catalisadores, podem custar 3 600 dólares por quilo.
Conversores catalíticos ou catalisadores automotivos são formados por metais nobres como platina, paládio, ródio e molibdênio, suportados em filmes de alumina depositados em cordierita, um material cerâmico poroso, os quais convertem gases poluentes em dióxido de carbono, água e nitrogênio, produtos não poluentes.
Os catalisadores automotivos geralmente possuem platina, paládio e ródio, que são úteis na conversão dos gases nocivos produzidos durante a queima do combustível, em gases menos prejudiciais ao meio ambiente.
O sistema de escapamento tem as seguintes peças: 1 – Coletor de Escape: sua função é recolher os gases e envia-los para o tubo de descarga. 2 – Tubos de Estepe: interligar as peças do sistema. 3 – Silencioso ou Silenciador: sua função basicamente é reduzir o barulho gerado pelo motor.
dois anos
O “cabelo” na realidade se trata de lã de vidro, utilizada nos silenciadores dos automóveis para abafar o som gerado pelo motor. Isso acontece em casos de defeito de fabricação, onde a lã fica solta dentro do silenciador e acaba sendo arrastada para as demais peças do sistema, podendo entupir e danificar o motor.
Significado de surdina: No Rio Grande do Sul, surdina é também a parte do escapamento do veícu...
O processo de limpeza no interior do tubo é simples! Utilize um pano seco e remova toda a sujeira de dentro da ponta do escape. Certifique-se de que o escape não está quente antes de fazer isso. Coloque o pano sobre os dedos e esfregue o interior do escape para remover qualquer excesso de sujeira.
Sinais de problemas no escapamento do carro
Confira 5 sinais de problema no catalisador
Por isso, nunca o veículo deve rodar com escapamento furado ou quebrado, mesmo que o estrago seja pequeno. Além dos defeitos aparentes, as peças podem sofrer avarias internas que comprometem o seu funcionamento. ... Como as borrachas ficam próximas a altas temperaturas, elas podem romper e provocar a queda do escapamento.
Se o fumo for negro, isso significa que o catalisador de combustão não está a queimar completamente o óleo do motor e envia-o pelo tubo de escape. ... Nesse caso, o líquido escuro que observou inicialmente será mesmo óleo e não uma mistura de água com fuligem.
Geralmente o óleo no escapamento é apenas uma consequência de um problema maior, geralmente porque óleo está entrando na câmara de combustão do motor. A sua causa pode ser: ... Suspiro de óleo do motor entupido. Problema nos retentores ou anéis de segmento.
No inverno, com os dias mais frios, quando o veículo percorre curtas distâncias é comum encontrar formação de água no interior escapamento. ... Quando o motor entra em funcionamento, essa água armazenada é expelida juntamente com os gases de descarga. Isso não caracteriza, portanto, a queima da junta do cabeçote.
Portas. Segundo o coordenador técnico do Cesvi, a água pode entrar através das portas do veículo ao passar pelo orifício do alto falante. Isso acontece porque o interior das portas acumula água normalmente, mas existem drenos para liberar o excesso.
Além da entrada para o filtro de ar a água também pode entrar no motor pelo escapamento. Isso acontece quando o motor "apaga" ou a moto é arrastada pela enxurrada. ... Mesmo que a água não tenha atingido o motor ela pode oxidar o escapamento e destruir o catalisador causando grandes prejuízos.
Também é preciso considerar a posição do alternador, fusíveis e sensores de oxigênio (os chamados sonda lambda), além da vedação do sistema de embreagem, pois se o conjunto ficar encharcado, o carro terá dificuldade de locomoção.
Além do aumento no consumo de combustível, o defeito na sonda lambda pode provocar falhas e alteração na marcha lenta. Pode danificar ainda o catalisador, já que o combustível chegará ao sistema de exaustão sem ser queimado corretamente.
Ora, a sonda lambda fica no escapamento e informar a central eletrônica se a combustão está dentro dos parâmetros normais, a quantidade relativa de combustível e a do ar estão corretas. Entretanto, essa sonda é blindada, não existe a menor possibilidade de uma limpeza, pois é impossível abri-la.
Use uma chave inglesa para retirar os sensores do tubo de escapamento, depois de lubrificá-los com o óleo WD-40. Coloque as peças dentro de um recipiente ou sobre uma superfície limpa para impedir que a sujeira do ambiente se acumule no interior das sondas.