Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina e da noradrenalina (ISRSN ou SNRI) são fármacos relativamente recentes, utilizados no tratamento da depressão.
Os receptores de neurotransmissores de primeira classe são canais iônicos ativados por ligantes, também conhecidos por receptores ionotrópicos. ... Isso pode ser um efeito excitatório ou inibitório, dependendo dos íons que possam passar pelos canais e suas concentrações dentro e fora da célula.
A baixa concentração de serotonina no organismo pode levar ao aparecimento de sinais e sintomas, como:
Esses alimentos são:
Os alimentos fontes de triptofano são os peixes, peru, ovo, nozes, castanhas, leguminosas (feijão azuki, lentilha, soja), semente de abóbora, levedo de cerveja, linhaça, aveia, arroz integral, chocolate amargo e queijo tofu.
A dose de l-triptofano varia de acordo com o problema a tratar e a idade, devendo, por isso, ser sempre orientada por um médico ou nutricionista. No entanto, as orientações gerais indicam: Estresse e hiperatividade infantil: 100 a 300 mg por dia; Depressão e distúrbios do sono: 1 a 3 gramas por dia.
O triptofano pode ser consumido em qualquer período do dia, podendo ser incluído nas principais refeições. Uma boa recomendação é realizar o consumo nos momentos em que sentir vontade de comer doces.
Para que serve o triptofano? O triptofano, junto com a niacina, vitamina B3 e magnésio, atua como precursor da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
Triptozen é um suplemento alimentar à base de triptofano, indicado para melhorar a qualidade do sono e combater o estresse. Ele ajuda a diminuir a ansiedade, os sintomas da TPM e pode até controlar o apetite.
A suplementação de magnésio é indicada pelos profissionais especializados em nutrição como uma forma de garantir o bom funcionamento do organismo. Para adultos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda uma ingestão diária máxima de 260 mg de magnésio.