15. (Analista Judiciário – Judiciário – TRF 5 – JUNHO/2003) Quanto aos bens considerados em si mesmos, têm-se como certo que (A) os acréscimos ou melhoramentos sobrevindos ao bem sem intervenção do proprietário consideram-se também benfeitorias.
Classificação de bem que leva em conta o liame jurídico existente entre o bem jurídico principal e o acessório. Principal é o bem que possui autonomia estrutural, ou seja, que existe sobre si, abstrata ou concretamente. Acessório é aquele cuja existência supõe a do principal.
Quando o total dos Bens e Direitos for menor que o total das Obrigações, a Situação Líquida será ....... ... Quando o Ativo for igual .....as Obrigações ......................., a Situação Líquida será nula. c. Total de Obrigações menor que o Ativo é igual a Situação Líquida..
– Denomina-se Situação Líquida Ativa porque o total do Ativo (bens + direitos) supera o total do Passivo (obrigações). – Denomina-se Situação Líquida Superavitária por ser uma situação positiva. ... – Denomina-se Passivo a Descoberto porque o total do Ativo não é suficiente para cobrir o total do Passivo.
Assim, será possível calcular o valor do PL pela diferença entre o ativo total e o passivo exigível, tal como na fórmula patrimônio líquido = ativo – passivo.
Situação líquida nula ou inexistente O patrimônio líquido é nulo quando ativos e passivos têm o mesmo valor. Essa situação demonstra que todo o ativo da empresa está sendo financiado com recursos de terceiros.
Correto. Se o ativo é menor do que o passivo, a situação líquida (que é definida como a diferença entre esses elementos) somente poderá ser negativa.
Situação plena ou propriedade total dos ativos: ocorre quando A > PE e PE = 0, determinando PL > 0. Assim, A = PL. ... Situação nula ou de equilíbrio aparente: ocorre quando A = PE, determinando PL = 0.
Conforme evidenciado, para se conhecer a riqueza líquida da pessoa ou de uma empresa, precisamos somar os bens com os direitos e desse total, subtraem as obrigações. O resultado obtido será a riqueza líquida. Em alguns casos os somatórios dos bens mais direitos superam o valor das obrigações.
O que é um Balanço Patrimonial ou Contábil Essa demonstração informa toda a situação patrimonial, ou seja, os bens, direitos e obrigações de uma empresa. Além disso, é possível identificar todos os investimentos e suas fontes de recursos.
Situação Patrimonial Líquida é a equação patrimonial resultante do Ativo menos o Passivo exigível. A aplicação dos recursos. A origem dos recursos. Os recursos gerados pela empresa.
Possíveis Situações Líquidas Patrimoniais
A Situação Líquida Patrimonial (SLP) representa a diferença entre o Ativo real (ativo total) e o Passivo real (passivo exigível, capital de terceiros). *A Situação líquida superavitária ou positiva é evidenciada pelo excesso do Ativo sobre o passivo exigível (Ativo > Passivo exigível).
Se o Ativo contém os bens e direitos e o Passivo Exigível contém as obrigações, podemos dizer, então, que o Patrimônio Líquido é a situação líquida do patrimônio, ou a diferença entre o que a empresa “tem” e o que ela “deve”.
Como diz no enunciado, os débitos excederam o patrimônio bruto, logo: P>A e SL