Também existe o atendimento ao cliente interno, que ocorre quando outra área demanda algo do seu setor. Então, esse tipo de comunicação inclui todas as pessoas que trabalham na organização, ou seja, todo o capital humano.
O cliente externo é o consumidor da sua empresa e o cliente interno é o colaborador do negócio. ... É o consumo dele que mantém financeiramente seu negócio funcionando. O cliente interno trabalha para a sua empresa, realizando as atividades necessárias para que você possa vender um produto ou serviço de qualidade.
No caso do cliente interno, ele se sentirá mais valorizado e seu desempenho melhorará. Já em relação ao cliente externo, essa atitude irá fortalecer os seus laços de relacionamento, o que potencializará o processo de fidelização.
Interno é o que está no interior, ou seja, é o que está dentro. Externo é o que está no exterior, ou seja, o que está do lado de fora.
O cliente externo é o que mantém o negócio financeiramente, ou seja, gera lucro justamente por escolher comprar o que a empresa vende. Já os clientes internos são os colaboradores, aqueles que são responsáveis por fazer tudo acontecer – da produção ao pós-venda, da equipe de limpeza à diretoria.
Os fornecedores internos da pesquisa de mercado são as pessoas que estão dentro da produção e comercialização dos produtos, como os funcionarios, prestadores de serviços, fornecedores e acionistas.
5 dicas para conhecer os clientes do seu negócio
4 ferramentas para entender melhor o cliente
5 Tipos de clientes importantes para seu negócio
Como tratar cada um dos tipos de clientes?
Não perca vendas! Saiba como lidar com vários perfis de clientes
O perfil psicológico difere da personalidade, que é como o cliente se comporta no momento do atendimento. O segredo para atender com excelência passa também por adaptar-se ao perfil do cliente.
Um ICP (Ideal Customer Profile, ou, em português, perfil do cliente ideal) é uma descrição do consumidor que mais se beneficiaria do seu produto ou serviço. O perfil do cliente ideal serve tanto para empresas B2B quanto B2C: no primeiro caso, o cliente ideal é uma empresa; no segundo, é uma pessoa.
O ponto de dor do cliente é basicamente o motivo pelo qual ele está buscando ajuda na sua solução. No mercado B2B, identificar essa dor significa fazer uma abordagem consultiva e oferecer uma solução que resolverá o problema do lead, correspondendo de imediato às expectativas dele.
As dores do cliente são problemas – sejam inesperados, sejam previsíveis – que o cliente da sua empresa está enfrentando. Em outras palavras, são os motivos pelos quais qualquer cliente em potencial necessita do seu produto ou serviço. Mas, só isso não basta. Para conseguir a venda algumas estratégias são necessárias.
Local da dor: Parte central ou inferior da barriga. Frequência: As dores vêm de forma repentina, e sua frequência pode variar de pessoa para pessoa Outros sintomas: dor intensa, formação de gases, diarréia ou fezes endurecidas. Duração: Muitas vezes essas dores podem durar até que esses quadros se resolvam.
O tratamento preventivo é feito com medicamentos, dependendo do tipo de crise que você tem. Enxaqueca - é uma dor de cabeça crônica, que geralmente começa com uma dor latejante em um dos lados, que aumenta aos poucos. Além da dor, você pode sentir fotofobia (aversão a luz) e fonofobia (aversão ao som).