As Cruzadas foram expedições com fins religiosos, militares e econômicos, que ocorreram entre os séculos XI e XIII, empreendidas pelos cristãos contra os muçulmanos. Seu objetivo oficial era “libertar” Jerusalém, a Terra Santa, então sob domínio turco.
As Cruzadas foram guerras incentivadas pela Igreja Católica, que aconteceram na Europa Ocidental. Tinham como alvo principal retomar a Palestina e Jerusalém, tirando as cidades do domínio muçulmano. Foram nove Cruzadas oficiais, que aconteceram entre os séculos XI e XIII, período da Idade Média, na Europa.
A localização geográfica das expedições das cruzadas de forma geral foram rumo ao Oriente Médio, principalmente na região da Palestina, sendo que a cidade de Jerusalém foi o grande objetivo de todo o movimento militarizado dessas cruzadas.
As mudanças ocorridas devidos as cruzadas foram a reabertura do Mediterrâneo à navegação e ao comércio na Europa. O que gerou a intensificação do comércio entre o Ocidente e o Oriente, obstruída pela expansão muçulmana.
Foram expedições militares que partiram da Europa, entre os séculos XI e XIII, a fim de combater os muçulmanos no Oriente e retomar a Terra Santa. ... Então, os cruzados partiram da Europa com o objetivo de reconquistar territórios, sobretudo na região da Palestina, tida como Terra Santa para os cristãos na época.
Havia um forte elemento religioso que motivava essas pessoas a virarem os "soldados de Deus". Ao atribuir às Cruzadas o caráter de "Guerra Santa" e considerá-las sagradas, a Igreja católica prometia aos seus soldados um lugar no Paraíso, depois de sua morte.
Resposta. como era uma "missão santa", a sociedade acreditava que os participantes ganhavam uma espécie de passe direto para o paraíso na pós-vida.
Resposta. Ele utilizava seu conhecido dizer "Deus o quer", oferecendo recompensas como a absolvição de todos os pecados para aqueles que participassem das Cruzadas.
Por ocasião do Concílio de Clermont, o papa Urbano II, que exerceu longo pontificado, entre 1042 a 1099, propõe uma expedição à Terra Santa a fim de libertar o sepulcro de Jesus Cristo das mãos dos muçulmanos. ... Afirmava que a Terra Santa era mais rica que as terras superpopulosas da Europa.
Resposta. Urbano II era um papa esperto e para convencer os europeus a participar de sua Guerra Santa ele apelou tanto para os motivos religiosos como para os instintos mais ambiciosos. Afirmava que a Terra Santa era mais rica que as terras superpopulosas da Europa.
A Primeira Cruzada foi organizada a partir da convocação do papa Urbano II em 1095 e iniciou a série de expedições militares dos países cristãos da Europa Ocidental. Essas expedições tinham como objetivo central fazer a defesa dos locais considerados sagrados da Palestina, contra os muçulmanos, taxados como infiéis.
No discurso do papa, é possível perceber uma série de argumentos usados por ele para que as cruzadas ocorressem. Qual das afirmativas abaixo indica um motivo não utilizado à época para o início das cruzadas? a) Marginalização social de parte da população em decorrência do crescimento demográfico.
cristaos. judeus. arabes.
Por participarem das cruzadas os participantes recebiam em troca o perdão de seus pecados.
Como objetivo político das cruzadas tinha-se uma resposta às Invasões Muçulmanas na Europa, principalmente da Península Ibérica. ... Já o objetivo econômico das cruzadas era o de controlar rotas comerciais e manter o acesso às especiarias e riquezas orientais, algo que o controle da região da judeia permitia.
Resposta. conquistar terra e obter terras riquezas.
Resposta. Resposta: e) Conquistar terras e riquezas que haviam nesses territórios.
As Cruzadas interessavam aos nobres por razões religiosas, culturais e econômicas. ... Já no aspecto econômico, a guerra representava a possibilidade de anexar mais territórios e abrir novas rotas comerciais, de modo que era um meio de ganhar mais poder.
De 1096 a 1270, expedições foram formadas sob o comando da Igreja, a fim de recuperar Jerusalém (que se encontrava sob domínio dos turcos seldjúcidas) e reunificar o mundo cristão, dividido com a “Cisma do Oriente”. Essas expedições ficaram conhecidas como Cruzadas.
O motivo que impulsionou as cruzadas foi a expansão islamica, e suas consequências foi o Aumento do comercio, desenvolvimento de cidades em certas rotas.
No caso da Igreja, especula-se que o papa Urbano II desejava canalizar a atenção dos cristãos para combater o “infiel” como uma maneira de reduzir os conflitos e disputas internas entre os próprios cristãos. ... Dessa forma, a Igreja dava o aval para seus seguidores lutarem (e matarem) em sua defesa.
Apesar de não terem alcançado totalmente seu objetivo religioso, as Cruzadas promoveram grandes mudanças em toda a Europa, como a reabertura do Mediterrâneo à navegação e ao comércio europeu.
RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO As Cruzadas reabriram as rotas de comércios dos europeus com o oriente e aceleraram a fragmentação do Império árabe muçulmano, que no século VIII se estendia do Oriente Médio, norte da África até a Península Ibérica.