A primeira lei de Newton ou princípio fundamental da inércia, afirma: Que um corpo tende a ficar em movimento retilíneo uniforme ou em repouso, dependendo da força aplicada sobre ele.
As leis de Newton são: Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação. ... As leis de Newton fundamentam a base da Mecânica Clássica. São um conjunto de três leis capazes de explicar a dinâmica que envolve o movimento dos corpos.
Conforme a Primeira Lei de Newton, um corpo tende a permanecer em movimento caso a somatória das forças que atuem sobre ele seja zero.
Resposta: a) um corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme quando a resultante das forças que atuam sobre ele é nula. Explicação: Conforme a Primeira Lei de Newton, um corpo tende a permanecer em movimento caso a somatória das forças que atuem sobre ele seja zero.
Resposta: Uma vez que a força resultante sobre o corpo é nula, sua aceleração também será nula. Portanto, esse corpo se encontrará com velocidade constante.
De acordo com a primeira Lei de Newton, se a resultante das forças que atuam sobre um corpo for zero, ele permanecerá em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, ou seja, com velocidade constante.
Por isso a força é medida em Newton, e representada pela letra N, uma homenagem feita a Isaac Newton por seus estudos sobre o tema.
A primeira condição necessária para que um determinado corpo esteja em equilíbrio é que a soma de todas as forças que atuam sobre ele deve ser nula. Dessa definição surgem as ideias de equilíbrio estático e dinâmico.
Quando falamos que um corpo extenso está em equilíbrio, então queremos afirmar que : A resultante das forças aplicadas a ele é nula, ou seja, o móvel não tem movimento de translação; A soma algébrica dos momentos das forças (Torques) aplicada sobre ele em relação a um ponto, é nula.
Um corpo está em equilíbrio quando a somatória de todas as forças que atuam sobre ele for nula, ou seja, igual a zero. De acordo com a Primeira Lei de Newton, quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo é nula, o corpo permanece em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo uniforme.
No entanto, doenças neurológicas também podem provocar a sensação de desequilíbrio. A causa mais comum é a vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), caracterizada pelo deslocamento de cristais de cálcio dentro do labirinto, o que causa a sensação de tontura.