Orelha Média: faz o limite com a orelha externa através da membrana timpânica que está em contato com três ossículos articulados entre si (martelo, bigorna e estribo).
As partes mais importantes da anatomia da orelha interna são a cóclea e o nervo auditivo.
Tipos de piercing: quais os nomes e lugares da orelha?
Não entre numa furada
“São considerados serviços farmacêuticos passíveis de serem prestados em farmácias ou drogarias a atenção farmacêutica e a perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos.” Então, as farmácias podem fazer os furos, porém a joia deve fazer a perfuração com o auxílio de uma pistola.
A aplicação de um piercing na orelha custa a partir de 50 reais. A depender da joia utilizada, esse valor pode subir para 100 ou até 150 reais. Brincos de ouro e titânio são os que registram valores mais altos.
Rook – O rook é um tipo de furo feito no interior da orelha, numa parte mais sensível e com bastante cartilagem, por isso, costuma doer mais quando a água atravessa essa área.
“Não existe um consenso sobre o momento ideal para fazer o furo. Alguns pediatras dizem para furar o quanto antes, outros pedem para esperar as vacinas ou até o bebê completar 3 meses de vida. Acredito que o melhor momento é quando os pais estão prontos e o lóbulo tem tamanho adequado para comportar um brinco.
Independentemente da decisão dos pais, a partir da segunda semana de vida, o furo já pode ser feito, como explica o pediatra Bruno Almagro.
É só o bebê nascer com a orelha um pouco mais saltada para fora que, logo na maternidade, aparece algum parente aconselhando a colar as orelhinhas do recém-nascido com esparadrapo, na tentativa de "corrigir" a "orelha de abano", como é popularmente chamada.
Esse é um problema que em geral, acomete bebês e crianças. Por isso os pais devem ficar atentos, porque, principalmente os bebês, não conseguem dizer o que estão sentindo. Assim, se apresentarem febre, se sentirem irritados e colocarem constantemente a mão na orelha pode ser que estejam com otite.
Então, para limpar atrás das orelhas você deve usar um algodão embebido em água morna, deslocando suavemente a orelha para frente e “esfregando” o algodão suavemente para uma limpeza completa.
Segundo o especialista, como a orelha do bebê ainda não está completamente formada, é mais fácil fazer a correção da deformidade. Neste caso, é usado um molde de silicone, que não agride o recém-nascido. Ele lembra ainda que a indicação da otoplastia (cirurgia da orelha) só é feita para crianças maiores de 6 anos.