Coloque o vinagre num recipiente de plástico, misture a água oxigenada e misture o sal. Pegue 1/3 da palha de aço e faça-os em pedaços pequenos e coloque-os na mistura. Em menos de 5 minutos a palha de aço vai estar derretida dentro da mistura e teremos o percloreto de ferro pronto para uso.
O Cloreto Férrico ou Percloreto de Ferro - IPF, como é mais conhecido, é um sal que em solução aquosa é usado para corrosão das placas de circuito impresso (CI), tanto de fenolite como de outros plásticos.
Amigo produtos químicos como o percloreto não devem ser guardados em materiais que não o vidro ou outro apropriado. Outros materiais como o plástico, costumam, mesmo que pouco, reagir com o químico, e como resultado vc tem, no caso do percloreto, uma queda na durabilidade da substância.
A superfície da lâmina deve estar preparada (lixada e limpa). Esta preparação pode ser feita com lixas d´água e “scotch brite” (o lado verde da esponja de cozinha), sempre aplicados no sentido do cabo para a ponta. Eu costumo mergulhar a lâmina em uma solução bem forte do produto, e deixar ali por alguns minutos.
O Cloreto Férrico Solução 38/40% é marrom avermelhado com odor pungente. É utilizado no tratamento de água potável e residual, tratamento superficial dos metais, tratamento de efluentes das fabricas de PVC e como inibidor de emulsões em betumes.
O ácido clorídrico para uso em corrosão de placa de circuito impresso deve ser de no mínimo 40% , podendo ser usado produtos como removedor de cimento ou mesmo o Ácido Muriático desde que a porcentagem seja igual ou superior ao indicado.
Não se esqueça de utilizar luvas para proteção e de nunca jogar a água no recipiente com percloreto, e sim o contrário. Com a mistura pronta, aqueça a água, pegue a placa e coloque-a no ácido. Com o tempo, o cobre que não está coberto com o toner irá se dissolver.
– Revelação Isso pode ser feito mergulhando a placa em uma solução de barrilha (também chamada de revelador). Esta solução pode ser armazenada em uma vasilha de plástico comum e deve conter aproximadamente duas colheres de chá de barrilha por litro de água.
As placas de circuito impresso, ou PCBs, são feitas a partir de uma base não condutiva, como fenolite ou fibra de vidro e cobertas por uma camada de cobre, que é um excelente condutor. Durante a preparação da placa, todo o cobre, exceto aquele que fará as conexões dos componentes, é retirado.