Molares superiores: quase 100% têm três raízes e mais da metade tem quatro canais. Molares inferiores: mais de 92% têm duas raízes e três ou quatro canais.
MORFOLOGIA Os molares superiores apresentam três raízes. Sendo que o primeiro molar superior é maior que o segundo molar superior. No 1º Molar Superior existe um túberculo que é uma protuberância em esmalte na cúspide mésio-lingual.
Anatomia dos dentes molares superiores
De acordo com a cirurgiã buco-maxilo-facial Adriane Maia (CRORJ 26723), uma extração mal feita pode causar infecções. As consequências são fraturas na mandíbula e no maxilar, perda óssea excessiva e hemorragias. Em casos mais sérios, a retirada de um dente feita de forma errada pode até mesmo levar à morte.
8 situações em que o dente precisa ser extraído 1) Cáries muito extensas: principalmente quando envolve a raiz do dente. 2) Necrose pulpar: quando o tratamento de canal não consegue acalmar a infecção. 3) Doença periodontal avançada: quando o dente não tem mais suporte ósseo ou apresente uma mobilidade severa.