Por fim, é de suma importância destacar que os cuidados prestados às clientes no puerpério imediato inclui o cuidado com a ferida no pós- operatória, alimentação, deambulação, e orientações, estas voltadas aos cuidados que devem ser tomados com o recém-nascido, com o coto umbilical, higienização, com a amamentação, ...
Assim, mulheres que amamentam têm puerpério mais duradouro. Alguns consideram o período de 45 a 60 dias pós-parto, pois acredita-se que nesta fase todos os órgãos (exceto as mamas) já retornaram às condições prévias, independentemente da amamentação.
Órgãos mudam de lugar durante a gestação e vão voltando aos poucos no puerpério. O corpo simbiótico da mulher fica latente, por conta da íntima relação com o bebê. A prolactina, hormônio que está ligado ao processo de amamentação, amolece os tecidos e o corpo fica mais gelatinoso.
Logo após o nascimento do bebê ocorrem diversas mudanças no corpo da mamãe, chamado de puerpério, período que dura aproximadamente 60 dias. O útero se contrai aos poucos para voltar ao seu tamanho normal, sendo possível sentir cólicas. Esse processo dura cerca de um mês.
A maioria dos casos em que as mulheres que sentem determinados movimentos na barriga, inclusive a barriga tremendo, podem pensam ser gravidez possivelmente por já estarem esperando por um positivo.
Se você já sentiu sua barriga mexer ou tremer, mesmo sem estar grávida, é comum que a primeira coisa que tenha passado pela sua cabeça seja uma possível gestação. Mas, calma! Te explicamos por que isso acontece e que está tudo bem com o seu corpo. Por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco, é repórter na Pais&Filhos ...
3O exame mais confiável antes do atraso menstrual é o exame de sangue beta hcg, que pode detectar a minima quantidade do hormônio que seja.
Em casos de testes de estojos ou canetinhas, nunca fazer o xixi diretamente no palito como vemos em filmes. O ideal é fazer da mesma forma que o teste de gravidez em tira, mergulhar por 15 segundos no potinho com a urina.