O núcleo pulposo é um gel semifluido, compreendendo 40-60% dos disco. Ao nascimento, o gel consiste de material mucóide com poucas células notocordiais e é distinto do anel circunvizinho.
Estabelecido entre os corpos das vértebras e unido a elas por ligamentos, o disco intervertebral é constituído por dois elementos: o anel fibroso e uma parte central, derivada da notocorda do embrião, e o núcleo pulposo.
O fenômeno de vácuo é conseqüente à formação de coleções radiolucentes correspondendo à presença de gás, principalmente nitrogênio. Esse gás é proveniente dos tecidos adjacentes devido à formação de pressão negativa. É um achado freqüente na coluna vertebral em geral ocorrendo no disco intervertebral (Fig. 1).
O abaulamento discal, também chamado de protrusão discal, é o processo inicial de uma hérnia de disco. Ele acontece quando o disco intervertebral acaba se desgastando ou perdendo elasticidade e, assim, deslocando-se de sua posição original.
Geralmente, o tratamento consiste na realização de exercícios, fisioterapia ou ingestão de remédios analgésicos, sendo que, em casos mais graves, pode ser necessário a realização de uma cirurgia.
Os abaulamentos dos discos de L4-L5 e L5-S1 são as duas localizações mais freqüentes de desgaste do disco intervertebral. Estão relacionados principalmente a um desbalanço da musculatura vertebral e abdominal (hipotrofia muscular) com um excesso de carga sobre o espaço discal.
Evolutivamente, a protrusão ou abaulamento discal é um estágio que antecede a hérnia de disco no processo de degeneração do disco intervertebral. Outra maneira de entender a diferença é que toda hérnia de disco é uma protrusão, mas nem toda protrusão é uma hérnia.
Essa é a diferença entre protrusão discal e hérnia de disco. Na chamada protrusão discal, o disco não rompe o anel fibroso. Na hérnia discal ocorre ruptura do anel fibroso em volta do disco intervertebral e projeção do disco além desse anel, saindo da cavidade que o contém.
A hérnia de disco L4 e L5 refere-se às duas vértebras mais baixas da coluna lombar.
Cirurgia Diversas técnicas podem ser utilizadas para o tratamento cirúrgico como uso de laser ou através da abertura da coluna, para remover apenas a parte saliente do disco lombar. Raramente, todo o disco deve ser removido, e nestes casos, pode ser necessário unir as vértebras utilizando um enxerto ósseo.
O que é hérnia de disco A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).
A protusão discal ou “protrusão discal” significa protuberância ou proeminência. Na verdade, é uma distensão ou saliência do anel fibroso que envolve os discos intervertebrais devido ao seu achatamento ou abaulamento quando enfraquecido.
Significado de Protrusão substantivo feminino Movimentação ou deslocamento de (geralmente um órgão) para a frente. A consequência dessa movimentação ou deslocamento. [Medicina] Condição em que se encontra um órgão cuja estrutura apresenta algum tipo de saliência, produzida por motivos naturais ou patológicos.
Vai do abaulamento para protusão discal e hérnia de disco. Para reverter o abaulamento discal tem que alongar a musculatura e afastar as vértebras para descomprimir o disco intervertebral e descomprimir os nervos. E não é simplesmente alongar e ficar numa posição estática. Pois, vai causar mais tensão ainda.
Sim. Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema. Mas não é tão simples assim. A hérnia de disco precisa impedir a pessoa de trabalhar.
Conclusão. O tempo de afastamento do trabalho em portadores de hérnia de disco pode ser de até 15 dias ou mais que isso e, nesse último caso, o INSS deve ser acionado. Para ser concedido o auxílio-doença, o portador de hérnia de disco passará por perícia médica no INSS.
De acordo com a startup, é a sexta vez consecutiva que a dor nas costas lidera as causas de afastamentos. Uma mudança, porém, é no tempo de afastamento: cresceu três vezes e atingiu, em média, entre 10 e 11 dias de licença.
Remédios anticonvulsivantes, como Gabapentina ou Pregabalina: são usados, neste caso, para aliviar a dor provocada pela compressão de nervos próximos da hérnia; Injeções de corticoides na coluna, como Betametasona ou Prednisona: para reduzir a inflamação no local da hérnia de disco.
1. Usar compressa de eucalipto. Um excelente remédio caseiro para aliviar a dor provocada pela inflamação do nervo ciático é aplicar uma compressa morna de folhas de eucalipto, pois esta planta tem fortes propriedades anti-inflamatórias que ajudam a diminuir a pressão sobre o nervo, aliviando a dor rapidamente.
Existem várias ações que podem ser tomadas para aliviar um quadro agudo de hérnia de disco....Como Aliviar A Dor De Hérnia De Disco?
O principal sintoma de hérnia de disco é a dor na coluna, que pode ser localizada ou irradiar para outros locais como pernas e braços. Além disso, de acordo com a região onde a hérnia se encontra, podem surgir outros sintomas como diminuição da força, fraqueza nas pernas ou sensação de formigamento nos braços.
Uma ótima solução natural para complementar o tratamento da dor na coluna é o chá ou a compressa de gengibre, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e vasodilatadoras.
10 formas simples de aliviar a dor nas costas