A pesquisa aplicada é um método científico muito utilizado por sociólogos, psicólogos, economistas e pesquisadores sociais em geral. O objetivo desse tipo de estudo é gerar conhecimentos a partir da aplicação prática, ou seja, com soluções para problemas específicos.
De modo geral, uma pesquisa aplicada é aquela cujo objetivo geral envolve a resolução imediata de problemas específicos de uma situação particular. Ou seja, que possui aplicação prática prevista no seu pré-projeto. Mas isso não significa que a pesquisa aplicada não possua uma parte teórica. Só que esta parte se direciona à obtenção de conhecimentos visando à aplicação em uma situação. De acordo com Antônio Carlos Gil, a pesquisa aplicada “abrange estudos elaborados com a finalidade de resolver problemas no âmbito das sociedades em que os pesquisadores vivem” (2010).
O conceito de pesquisa aplicada repousa em bases de natureza epistemológica e histórica, estudando e compreendendo as bordas que compõem a complexa e dinâmica realidade social.
Já os objetivos estão ligados a que tipo de dado o pesquisador pretende levantar sobre aquele objeto de estudo, que pode ser descritivo, exploratório ou explicativo. Os procedimentos dizem respeito aos processos de coleta e análise de dados que serão adotados no estudo. E, por último, a natureza se refere à utilização dos resultados ao final da pesquisa.
O que você pretende alcançar com o estudo? Responda esta pergunta e você terá o objetivo da pesquisa aplicada. Há dois tipos: o objetivo geral (o propósito do estudo) e os objetivos específicos (as metas menores que precisam ser cumpridas para alcançar o objetivo geral).
A pesquisa aplicada é uma metodologia de pesquisa que cria soluções práticas para problemas específicos, enquanto a pesquisa básica é uma abordagem de pesquisa que busca aprofundar o conhecimento em um campo de estudo.
Em muitos casos, a pesquisa aplicada é um projeto de pesquisa de acompanhamento da pesquisa básica, na medida em que investiga os resultados da pesquisa pura ou básica para validar essas descobertas e aplicá-las para criar soluções inovadoras, para problemas específicos.
Como você pode ver, a pesquisa tem muitas arestas e variáveis que fazem com que a metodologia possa decifrar comportamentos, fatos e hipóteses, e mude de acordo com as características do evento.
Epistemologicamente, essa expressão é baseada em distinções como “saber e fazer”, “conhecimento e prática”, “explicação e realidade”, “verdade e ação”. E, diferentemente da pesquisa descritiva e explicativa, possui uma estrutura metodológica, comunicacional e documental.
Por que estudar este assunto? Responda esta pergunta e você terá a sua justificativa para a pesquisa. Considere as vantagens e os benefícios que o seu estudo pode proporcionar.
Por outro lado, a pesquisa básica ajuda os profissionais médicos a obter conhecimento sobre diferentes questões de saúde, como a origem e os sintomas de doenças e infecções, o que pode ser útil no desenvolvimento de uma cura para essas condições.
Assim, apesar das diferenças, essas pesquisas não são exatamente opostas nem excluem uma à outra. Na verdade, ambas são importantes para o avanço da ciência. E, inclusive, podem ser abordadas em um mesmo projeto de pesquisa científica, com uma etapa básica ou teórica e outra aplicada ou prática. Afinal, uma pesquisa sobre problemas práticos imediatos pode levar à descoberta de conhecimentos científicos. Ao passo que uma pesquisa teórica pode fornecer conhecimentos passíveis de aplicação prática imediata.
A pesquisa aplicada ajuda organizações e indivíduos a resolver problemas específicos, ao contrário da pesquisa básica que simplesmente se concentra em aprofundar o conhecimento sem fornecer soluções para problemas existentes. Isso, no entanto, não nega o fato de que os resultados da pesquisa básica são úteis para propor soluções para problemas.
A pesquisa aplicada é projetada para se concentrar em fornecer soluções práticas para um problema específico. É uma forma de pesquisa que envolve indagações voltadas para a solução de um fenômeno, um campo de estudo ou tópico de pesquisa que geralmente emprega metodologias empíricas.
A pesquisa aplicada, por outro lado, é prática e mais descritiva. Está mais preocupada com a utilidade e o valor dos resultados da pesquisa em termos de seu uso final, ou seja, como eles podem ser usados para resolver problemas existentes e desenvolver inovações.
Aqueles que sejam indispensáveis à implantação e à manutenção das instalações ou dos equipamentos destinados, exclusivamente, à execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento ou inovação tecnológica, bem como à capacitação dos recursos humanos a eles dedicados. (Fonte: Lei do Bem).
Nesta categoria estão as pesquisas tais como a aferição e calibração de máquinas e equipamentos, projeto e a confecção de instrumentos de medida específicos, a certificação de conformidade. Incluindo os ensaios correspondentes, a normalização ou a documentação técnica gerada e o patenteamento do produto ou processo desenvolvido.
A pesquisa aplicada é definida principalmente por seu foco em fornecer uma solução prática para um problema definido, enquanto a pesquisa básica é definida principalmente por seu foco em aprofundar o conhecimento.
Com estas informações, é possível delimitar o problema a ser resolvido e definir os objetivos da pesquisa e quais os passos necessários para que sua aplicação seja efetiva. Assim como em outras metodologias de pesquisa, é neste momento em que se definem as hipóteses. E a forma de coleta, analise e avaliação os dados ao longo da pesquisa.
De modo geral, são exemplos da aplicação deste modelo de pesquisa a) a Investigação de qual abordagem de tratamento é mais eficaz para redução da ansiedade; b) o estudo de diferentes modelos de teclados para determinar qual é mais eficiente e ergonômico.
Esse tipo de pesquisa tem muitas semelhanças com a pesquisa básica, pois depende diretamente das descobertas da pesquisa básica e se baseia nesse conhecimento.
Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte. ... Podemos dizer que metodologia é a explicação detalhada e exata de toda ação desenvolvida no (caminho) do trabalho de pesquisa.
Metodologia científica: Etapas da pesquisa
1- Metodologia de ensino Construtivista