No leucograma, a contagem de eosinófilo sanguíneo e o nível sérico de IgE podem estar elevados em várias afecções, sendo a parasitose intestinal uma das mais importantes. Os eosinófilos são leucócitos granulócitos presentes no sangue em pequena quantidade, com média de aproximadamente 3%.
Quais são os sintomas? Os sintomas de eosinofilia são a causa da doença. Por exemplo, quando a eosinofilia aparece os sintomas da asma incluem tosse, falta de ar e sibilância (chiado) no peito. Infecções parasitárias podem causar dor abdominal, diarréia, febre, tosse e erupções cutâneas.
Doença parasitária ou parasitose é uma doença infecciosa causada por um parasito protozoário ou metazoário. Um exemplo desse tipo de enfermidade é a esquistossomose: infecção causada por verme parasita da classe Trematoda.
Relação das alterações hematológicas e parasitárias As alterações hematológicas evidenciadas neste estudo e relacionadas aos casos de infecção parasitária foram a anemia, leucocitose e eosinofilia (Tabela 5).
Os eosinófilos são células que também possuem grânulos e estão relacionadas com a fagocitose dos complexos antígeno-anticorpo. Sua forma é esférica e o núcleo, bilobado. O número dessas células é aumentado durante respostas a infecções parasitárias e reações alérgicas.
Baseado no índice de anemia encontrado, o autor considerou a anemia um problema de saúde pública moderado. Os parasitos mais frequentes foram os protozoários G. lamblia e E. histolytica.
As infecções parasitárias intestinais mais comuns são causadas pelos helmintos Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura e ancilostomídeos, além do protozoário Giardia lamblia. Tais parasitos alteram o estado nutricional do hospedeiro, afetando principalmente a digestão e absorção dos nutrientes.
Dentre os parasita temos a giardiase e a amebíase que causam anemia, a etiologia é através da diarreia com sangue que acaba por gerar um deficit de sangue no organismo do individuo, levando o mesmo a um quadro anêmico.
No entanto, sintomas como diarreia, desnutrição, anorexia, fraqueza e dor abdominal são algumas das consequências dessas doenças. As parasitoses intestinais são causadas por helmintos e protozoários que se manifestam no organismo dos seres vivos, provocando uma série de efeitos nocivos à saúde do infectado.
O parasita é um ser vivo que retira os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento de outro ser vivo, estabelecendo, assim, uma relação ecológica interespecífica. ... O organismo que retira o alimento é o parasita, enquanto o que está sendo parasitado é o hospedeiro.
Doenças contagiosas mais comuns
Doenças infecciosas causadas por bactérias: tuberculose, vaginose, clamídia, escarlatina e hanseníase; Doenças infecciosas causadas por fungos: candidíase e micoses; Doenças infecciosas causadas por parasitas: doença de Chagas, leishmaniose, toxoplasmose.