O índice de Apgar ou escala de Apgar é um teste realizado pelos pediatras duas vezes no bebê recém-nascido: uma no primeiro minuto de vida e outra no quinto, servindo como uma avaliação da vitalidade da criança. Desenvolvido nos anos 1950, nos Estados Unidos, pela Dra.
0 = Sem batimento cardíaco; 1 = Inferior a 100 batimentos por minuto; 2 = Superior a 100 batimentos por minuto.
O somatório da pontuação (no mínimo 0 e no máximo 10) resultará no Índice de Apgar e o recém-nascido será classificado como: sem asfixia (Apgar 8 a 10); com asfixia leve (Apgar 5 a 7); com asfixia moderada (Apgar 3 a 4) ou.
A vitamina K injetável pode prevenir a doença hemorrágica do recém-nascido. A vitamina K ajuda o sangue a coagular, mas a capacidade do corpo de armazená-la é muito baixa. A doença hemorrágica do recém-nascido (HDN) é causada por uma deficiência de vitamina K no bebê que acabou de nascer.
O Método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, voltado para o cuidado humanizado, que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial.
FASES — O método é desenvolvido em três etapas: na primeira, quando o recém-nascido está impossibilitado de ficar junto à mãe e necessita de internação na unidade neonatal, inicia-se o contato direto pele a pele entre a mãe e o bebê, progredindo até a colocação do bebê sobre o tórax da mãe ou do pai.
Como é feito o Método Canguru ? O bebê prematuro é colocado em contato pele a pele com sua mãe ou com seu pai. Isto ocorre de forma gradativa. Inicialmente os pais tocam seu filho, para depois colocá-lo na posição canguru.
→ Gestação Após o nascimento, que acontece muito prematuramente, o filhote sobe pelos pelos da mãe até atingir a bolsa ou o marsúpio. Quando chega à bolsa, inicia a alimentação com o leite. Como, no inicio, o canguru não consegue sugar o leite, este é bombeado pela mãe, por meio de contrações musculares.
Canguru-vermelho: 33 dias
Graças aos seus fortes músculos e ligamentos, a bolsa da canguru também pode se expandir conforme o bebê cresce e protegê-lo pelo tempo que ele precisar. O interior da bolsa também tem quatro mamilos que provém diferentes tipos de leites cheios de anticorpos necessários para os mini cangurus.
O canguru é um marsupial: nome dado a bichos em que a fêmea possui uma bolsa (marsúpio) para abrigar o filhote. Durante a reprodução, a fêmea fica com o bebê por cerca de 40 dias dentro da barriga, como acontece com boa parte dos mamíferos.
O canguru faz parte da ordem Metatheria, ou seja, dos marsupiais. Esses animais possuem uma bolsa, o marsúpio, onde os filhotes completam o seu desenvolvimento fora do útero da fêmea.
Austrália
Canguru-vermelho
Os cangurus são animais grandes que apresentam grandes pernas traseiras e pés compridos. Eles usam as pernas traseiras para saltar e utilizam sua cauda para garantir o equilíbrio necessário. Quando se move de maneira mais devagar, utiliza a cauda como uma espécie de quinto membro. As patas dianteiras são pequenas.
Macropus giganteus: 2,8 m
A ciência sabe, por exemplo, que alguns desses animais têm, na prática, cinco patas – em lugar das duas ou quatro comumente encontradas em mamíferos. Alguns bichos, como os cangurus, usam o rabo como uma pata funcional, empregada na hora de correr.
Ele tem uma cabeça pequena e orelhas grandes eretas. As suas patas dianteiras são mais curtas, enquanto as de trás são alongadas, perfeitas para dar bons saltos, o que é, aliás, uma especialidade exclusiva sua.
Os sentidos das raposas são muito apurados. ... As raposas vermelhas são animais de hábitos crepusculares e noturnos. Alimentam-se preferencialmente de pequenos roedores, ovos e filhotes de aves, coelhos e eventualmente torna-se necrófaga, ou seja, alimenta-se de carne em decomposição.