Em alguns casos, só o avião salva – e ele não é lá muito amigo do meio ambiente. Em compensação, na maioria das vezes, é possível optar por transportes menos poluentes....Transporte sustentável: como escolher?
A queima do álcool emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato de ser derivado da fermentação da cana-de-açúcar, a queima do álcool produz em média 25% menos monóxido de carbono e 35% menos óxido de nitrogênio (NO) que a gasolina.
Ciclovias - Bicicleta é meio de transporte não-poluente.
etanol
Segundo o Inventário de Emissões do Transporte Rodoviário de Passageiros em São Paulo, produzido pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), um ônibus emite mais poluentes que um carro, mas, devido à capacidade de transportar mais pessoas que o carro, a emissão de material particulado é quatro vezes menor nos ...
Dê preferência aos transportes coletivos que não emitam gases tóxicos, como o trem e o metrô.
Avião
Diesel
Verificado por especialistas Diante disso, os veículos mais impactantes são os caminhos, ônibus, carretas, ou seja, veículos automotivos grandes que utilizam o óleo diesel como fonte de combustível, de uma forma geral.
Isso não significa, porém, que ele seja inofensivo – na verdade, todos os combustíveis lançam no ar os seguintes venenos: monóxido de carbono (CO), óxidos nitrosos (NO e NO2) e hidrocarbonetos (compostos de hidrogênio e carbono). O mais poluente de todos é o diesel.
Os poluentes mais comuns gerados pelo escapamento de um carro incluem: óxidos de nitrogênio (NOx) - o nitrogênio e o oxigênio no ar se combinam de várias maneiras; ... Os catalisadores podem eliminar o monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos, fazendo que reajam com bastante oxigênio.
Quais são os principais problemas ambientais causados pela queima de combustíveis fósseis? A queima dos combustíveis fósseis libera gases extremamente nocivos, provocando a poluição atmosfera, chuva ácida, problemas respiratórios, efeito estufa, entre outros fatores negativos.
Ônibus e táxis percorrem a cidade movidos pelo gás metano, conhecido como combustível limpo. A queima completa de combustíveis derivados do petróleo, como o metano e a gasolina, dá como produtos o gás carbônico (CO2) e a água (H2O). ... A queima é uma reação do combustível com o oxigênio.
Acontece que o álcool também polui, é verdade que em menos proporção que a gasolina, mas não pode ser classificado como não-poluente, veja por que: Em relação à emissão de gases poluentes, a queima do álcool emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato de ser derivado da fermentação da cana-de-açúcar.
Também chamado de etanol ou álcool etílico, é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar, ou seja, é um combustível não derivado do petróleo, só por isso já leva vantagem: sua queima emite menos gases poluentes na atmosfera.
Levando em consideração a quantidade energética, a gasolina é um combustível mais eficiente que o etanol, pois, quanto maior a quantidade de energia liberada, mais eficiente é o trabalho do motor, ou seja, melhor é seu desempenho.
Segundo dados AIE – Agência Internacional de Energia, a utilização de etanol produzido a partir da cana-de-açúcar reduz em média 89% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa – como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (NO2) – se comparado com a gasolina.
Quando avaliadas as emissões de gases causadores de efeito estufa (GEE) no ciclo de vida dos combustíveis, o etanol proporciona uma redução de até 90% da emissão de GEE em relação à gasolina.
Os potenciais danos ambientais associados à produção de biocombustíveis em larga escala (desmatamento, ameaça a ecossistemas frágeis, erosão, excessivo consumo d'água, contaminação do solo e de corpos d'água, excessivo emprego de fertilizantes e de agrotóxicos, etc.);
Foi baseado nesse cenário que o surgiu o Bioetanol, também conhecido como Etanol de 2ª geração. Um combustível obtido através da fermentação controlada e da destilação de resíduos vegetais, como o bagaço da cana-de-açúcar, a beterraba, trigo ou o milho.
O etanol de primeira e o de segunda geração têm a mesma composição físico-química. A diferença está na matéria-prima e no processo de produção. ... Já o etanol 2G é feito a partir de açúcares extraídos da celulose da planta, presentes na palha e no bagaço de cana-de-açúcar, palha de milho, madeira, sorgo, entre outros.
Vantagens dessa nova tecnologia na produção de etanol
O bioetanol e o etanol sintético são quimicamente indistinguíveis – ambos são o mesmo composto, C2H5OH. A única diferença entre os dois é a composição isotópica dos átomos de carbono. O etanol sintético deriva de materiais fósseis brutos, e o bioetanol deriva de materiais contemporâneos.
do álcool (ethanol nos EUA), com vistas aos interesses de sua exportação, quando passou a se chamar oficialmente de etanol pelo órgão. Etanol e álcool é exatamente a mesma substância.
A principal diferença entre os dois combustíveis é a origem. Enquanto a gasolina é um derivado de petróleo, o etanol é produzido a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar.
O etanol tem uma queima mais limpa, forma menos carbonização, mas tem uma lubricidade menor que a gasolina, então há uma tendência em forçar mais a bomba de combustível. ... O etanol é melhor para potência, agora em trajeto de cidade com o motor frio, a gasolina é mais apropriada.