EQST

Quando Se Diz Que Uma Molcula Linear?

Quando se diz que uma molécula é linear?

1- Geometria linear Essa geometria molecular ocorre quando há uma molécula diatômica (dois átomos) ou triatômica (três átomos) na qual o átomo central está ligado diretamente a outros dois átomos.

Qual é a forma geométrica de qualquer molécula Diatômica?

A geometria molecular linear ocorre em moléculas diatômicas ou triatômicas que não apresentam nuvem não ligante.

Qual é a geometria molecular do ch4?

Vemos que a geometria molecular do metano é tetraédrica, com o átomo de carbono ocupando o centro do tetraedro. O ângulo entre as ligações C – H é de 109°28'.

Qual é a fórmula química do gás metano?

CH₄

Como o gás metano é produzido?

O metano era originariamente chamado gás dos pântanos e é o principal constituinte do biogás, pois pode ser produzido pela digestão anaeróbia de matéria orgânica, como lixo e esgotos, através de micro-organismos chamados archaea. ... Na Terra, a maior quantidade de metano encontra-se no manto.

Onde o gás metano pode ser encontrado?

O gás metano também é encontrado como componente principal nas exalações naturais de regiões petrolíferas, existindo dentro de cavidades de jazidas de carvão mineral. ... O gás natural usado como combustível para veículos tem cerca de 70% de metano em sua composição.

Qual a importância do metano é onde podemos Encontrá-lo?

Usos e importância do metano O metano é utilizado principalmente como fonte de energia. O gás produzido (biogás) em aterros sanitários ou lixões é drenado por um tubo e então mandado para uma usina que o converte em energia.

Qual é a fonte emissora do metano?

O Metano (CH4) é principalmente originado em processos biológicos, como o tratamento de efluentes líquidos e em aterros sanitários, e nas atividades agropecuárias, principalmente na produção de ruminantes. A extração e refino de petróleo também é grande emissora de metano.

Quais os efeitos do gás metano para o meio ambiente?

O gás metano é conhecido como um dos principais agentes causadores da aceleração do efeito estufa e da degradação do meio ambiente. Sendo uma grande fonte de energia, esse composto incolor e inodoro pode se tornar altamente inflamável e explosivo quando entra em contato com o ar.

Qual a principal aplicação do metano *?

Hoje, já existem diversas aplicações para o gás metano. Um exemplo é a sua utilização como matéria prima para a fabricação de etanol, dióxido de carbono, cloreto de metila, amônia, diclorometano e acetileno.

Qual é o problema ambiental gerado pela liberação de gás metano na atmosfera?

Ambientalistas estão cada vez mais preocupados com a concentração de metano na atmosfera, que vem aumentando rapidamente desde 2007. O gás é muito mais potente do que o dióxido de carbono como agente responsável pelo efeito estufa: ele retém 28 vezes mais calor, assim acelerando as mudanças climáticas.

Como o gás metano contribui para o efeito estufa?

Além da alta capacidade de absorver a radiação infravermelha (calor), o metano gera outros gases do efeito estufa, como CO2, O3 troposférico e vapor de água estratosférico. Se houvesse na atmosfera quantidades iguais de metano e de dióxido de carbono, o planeta seria inabitável.

Como funciona o mecanismo do efeito estufa?

O efeito estufa ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, entre os quais merecem destaque: o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2), o metano ou gás natural (CH4) e o óxido nitroso (N2O).

Quais os principais gases que contribuem para o efeito estufa?

1. Principais gases