Para que seja feito o reconhecimento da união estável e a sua conversão em casamento, é necessário que o casal compareça à Justiça Itinerante com duas testemunhas que confirmem que o casal vive junto há pelo menos um ano. As testemunhas não podem ser parentes e devem estar munidas de documento de identidade com foto.
Quais os documentos necessários?
O que acontece na prática Diante da resposta afirmativa, ele declarará efetuado o casamento, exatamente nestes termos: “De acordo com a vontade que ambos acabais de afirmar perante mim, de vos receberdes por marido e mulher, eu, em nome da lei, vos declaro casados”.
O casamento civil é uma cerimônia realizada por um juiz de paz, é rápida, podendo durar entre 15 a 30 minutos. Esse juiz pronuncia algumas palavras e, em seguida, os noivos confirmam a sua vontade de casar, assinam os termos, e recebem a certidão do casamento.
TIPOS DE VOTOS Nada contra a tradição, afinal, há muita profundidade ao repetir as palavras: “eu, fulano de tal, te recebo como meu esposo. Prometo ser fiel, te amar e te honrar na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza todos os dias da nossa vida”.
As 6 promessas que fazem um casamento
Os votos de casamento são as promessas ou afirmações que o casal faz um ao outro durante a cerimônia. Geralmente quem escreve são os noivos, assim, inspirem-se com algumas ideias para poderem criar o seu e transmitir todo o amor que sentem. ... Os tão esperados votos dos noivos é um exemplo disso.
"Prometo estar contigo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, amando-te, respeitando-te e sendo-te fiel em todos os dias de minha vida, até que a morte nos separe." Com esta frase dita e repetida em todo o mundo, homens e mulheres declaram estar inteiramente à disposição do outro.
Documentação necessária
MT escolherá juiz de paz junto com eleições municipais; Salário de até R$ 2,2 mil.
Os Juízes de Paz são juízes leigos competentes para, na forma da lei, celebrar casamentos, verificar processos de habilitação, sem, contudo, ter caráter jurisdicional.
Além do previsto no artigo 1º, o Juiz Eclesiástico de Paz poderá exercer atribuições conciliatórias a fim de dirimir litígios que possam surgir dentro ou fora da igreja, sem caráter jurisdicional, mediante habilitação prévia e, em casos específicos, sem a habilitação, e ainda celebrar o casamento em andamento, ambos ...
O celebrante pode ser um Juiz de Paz (magistrado habilitado para realizar casamento civil), pertencer a uma religião específica (padre, pastor, rabino, etc.), ser ecumênico (realiza uma celebração religiosa mas sem uma religião específica) ou agnóstico (sem vínculo com religiões ou crenças).
Seja no religioso ou não, os celebrantes de casamentos tem uma grande responsabilidade. Não existem regras. Fora da igreja, o casal pode convidar pastores, rabinos, diáconos, juiz de paz, os pais, os melhores amigos, os padrinhos, ou até mesmo contratar um profissional para esse momento.