Poliomielite: sintomas, transmissão e prevenção. A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos.
Sarampo é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus do sarampo (Measles morbillivirus).
Tríplice viral: protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola; Tetra viral: protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).
Transmissão: O vírus se instala na mucosa do nariz e dos seios da face para se reproduzir e depois vai para a corrente sanguínea. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir a doença para 90% das pessoas próximas que não estejam imunizadas.
Via de regra, o sarampo se manifesta com o exantema, que são as manchas vermelhas pelo corpo. Mas outros sintomas podem surgir no curso da infecção – e, às vezes, essas lesões na pele nem aparecem claramente. A ausência das pintas típicas da doença parece ser mais frequente entre quem só tomou uma dose da vacina.
Quem já tomou a vacina contra sarampo precisa tomar de novo? Não é preciso, uma vez que não há prazo de validade para a imunização. Jon Carlos Delorenzi, especialista da Mackenzie, ressalta, porém, que, como há um surto da doença, é recomendado que todos tomem a vacina, mesmo já tendo se vacinado.
Faz mal tomar mais de duas doses da vacina do sarampo? Excluindo os grupos com contraindicação, não. “É um reforço e estamos falando de anticorpos a mais, obtidos por uma vacina segura”, comenta Rosana.
A vacina contra o sarampo foi introduzida no Brasil na década de 1960, e sua utilização na saúde pública foi resultante de iniciativas de alguns governos estaduais que, de acordo com suas possibilidades, importavam o imunobiológico no mercado internacional, embora de forma descontínua4,5.
Resposta: A primeira vacina contra o sarampo foi introduzida no Brasil na década de 1960, mas, como o imunobiológico era importado do mercado internacional, sua distribuição era feita de maneira descoordenada e descontínua.
Quanto tempo demora para a vacina fazer efeito? Em torno de duas semanas. É possível, no entanto, vacinar mesmo após a contração do vírus. "Assim conseguimos combater a doença, muitas vezes diminuindo sua força", diz Richtmann.
Vacinação é essencial para erradicação do sarampo.
Em 2016 - há apenas 3 anos - o Brasil recebeu o certificado oficial de erradicação do sarampo. Isso foi possível graças à vacina que, nas últimas décadas do século 20, passou a fazer parte do nosso Programa Nacional de Imunizações.
No Brasil, a campanha de vacinação contra o sarampo no ano passado atingiu 95% de cobertura vacinal em crianças de até um ano, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, foram registrados 18.
Antes da introdução da vacina contra a doença, em 1963, e da vacinação das populações em massa, a cada 2-3 anos eram registradas importantes epidemias de sarampo, que chegaram a causar aproximadamente 2,6 milhões de mortes ao ano.