Doenças do intestino, como gastroenterites, apendicite, diverticulite, doença inflamatória intestinal, doença do intestino irritável ou, até, câncer, também são causas de dor pélvica. Geralmente, estão associadas a mudanças do ritmo intestinal, como diarreia, além de náuseas e vômitos.
A pelve feminina menor contém:
A dor abaixo do umbigo pode surgir devido a diversas situações, sendo comum nas mulheres durante o período menstrual devido às cólicas. No entanto pode ser sinal também de infecção do sistema urinário, doença inflamatória pélvica ou prisão de ventre, por exemplo.
Primeiro é preciso entender que é o apêndice: trata-se de um pequeno órgão em forma de bolsa situado no começo do intestino grosso, dotado de tecido linfóide, importante para atuar como defesa contra infecções locais.
A hérnia inguinal é mais frequente em homens e consiste numa protuberância na região da virilha, provocada pela passagem de uma parte do intestino através de um ponto mais fraco dos músculos abdominais, causando dor e desconforto na região ao fazer alguns movimentos como levantar-se ou curvar-se.
Síndrome do intestino irritável Esse é um problema que causa movimentos desordenados da parede do intestino. Suas causas são variadas e os sintomas incluem forte cólica abdominal – que pode ser sentida no pé da barriga.
«baixo-ventre [bajʃuvˈẽtɾɨ] s[substantivo] m[asculino] Fam[iliar] Parte inferior da cavidade abdominal constituída pelo hipogástrio e pela cavidade pelviana. Pl[ural] baixos-ventres.»
Doenças do coração A dor nas costas, somada à dor ou ao aperto no peito, deve levantar o sinal de alerta de qualquer pessoa. Afinal de contas, esse é um indício de problemas cardíacos, como o infarto. É preciso atentar ainda a sintomas como enjoo e sensação de mal-estar.
Desta forma, as principais causas de enjoo constante podem ser: