As causas mais frequentes são pequenas pancadas ou inflamações no sistema reprodutor masculino. No entanto, o sangramento também pode surgir devido a exames médicos, como a biópsia da próstata ou problemas mais graves.
As infecções do trato urinário (ITU), ou simplesmente infeções urinárias, podem causar sangramento a partir da uretra (de onde você faz xixi, localizado entre o clitóris e a vagina). Os sintomas de uma ITU podem incluir dor ao urinar acompanhada de uma pequena quantidade de sangue no papel higiênico (10).
A uretrite é uma inflamação na uretra que pode ser causada por um traumatismo interno, externo ou pela infecção com algum tipo de bactéria, que pode afetar tanto homens como mulheres.
Em relação às uretrites não-gonocócicas, prioriza-se o tratamento para Chlamydia trachomatis, sendo: a primeira opção, azitromicina 1 g, por via oral, dose única ou doxiciclina 100 mg, por via oral, a cada 12 horas, durante 7 dias; e como segunda opção, ofloxacina 400 mg/dia, por 7 dias.
A dor ou ardência ao urinar pode indicar problemas urinários, tais como infecção por fungos, infecções sexualmente transmissíveis ou alergia a algum produto. Por isso, é importante consultar um médico quando essa ardência se mantém por mais de 2 ou 3 dias.
A dor ao urinar, conhecida por disúria, geralmente é causada por uma infecção urinária e é um problema muito comum em mulheres, principalmente durante a gravidez. No entanto, também pode acontecer em homens, crianças ou bebês, podendo ser acompanhada de outros sintomas como ardência ou dificuldade em urinar.