25 de janeiro de 2019
Em 5 de novembro de 2015, o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Billiton, matou 19 pessoas e devastou o rio Doce.
Rompeu-se uma barragem de rejeitos de mineração denominada "Fundão", controlada pela Samarco Mineração S.A., um empreendimento conjunto das maiores empresas de mineração do mundo, a brasileira Vale S.A. e a anglo-australiana BHP Billiton.
270 pessoas
Dois moradores da região noroeste paulista sobreviveram a tragédia e contam como estão atualmente. Onze pessoas seguem desaparecidas.
Coordenadas: S W
Água: A lama liberada pelo rompimento da barragem afetou o rio Paraopeba, um dos afluentes do rio São Francisco. Como consequência, animais e plantas aquáticas morreram em decorrência da redução da quantidade de oxigênio na água. Além de causar a morte do rio, a lama torna a água imprópria para consumo humano.
→ Danos ambientais Além das mortes de seres humanos, a tragédia em Brumadinho desencadeou a morte de vários outros animais e da vegetação. Assim que a barragem se rompeu, uma grande avalanche de lama formou-se, arrastando a fauna e também a flora local.
Antes do rompimento da barragem da Vale que despejou uma avalanche de lama à sua frente, a região do Córrego do Feijão era um cenário com vegetação, morros e um reservatório de água. ... Muito pouco sobrou do local, que teve casas, roças e boa parte da mata destruídas pelos rejeitos da barragem.
Prestes a completar um ano, ainda não foram encontradas ou identificadas 11 pessoas que foram atingidas pelos rejeitos da barragem da Vale no dia 25 de janeiro do ano passado. Ao todo, 270 morreram na tragédia.
Em Brumadinho, os problemas se repetem e a população ainda vive o luto pelas 270 vidas perdidas no dia 25 de janeiro de 2019. As buscas do Corpo de Bombeiros pelas 11 vítimas que seguem desaparecidas continuam no entorno da barragem. Ao longo de 2 anos, foram mais de 6 mil horas de trabalho, com quase 4 mil militares.
Rompimento de barragem da Vale matou 270 pessoas, e 11 seguem desaparecidas. Ninguém foi punido, e familiares ainda aguardam reparação. "A impunidade e a omissão nos matam um pouco a cada dia", diz irmã de vítima.
Tragédia de Brumadinho completa 1 ano e 9 meses e parentes e amigos fazem homenagens às vítimas.
Brumadinho: tragédia faz 2 anos sem barragens desativadas e com disputa jurídica.
A Vale continua atuando em diferentes frentes de obras emergenciais para recuperação ambiental, contenção e remoção dos rejeitos, com foco em minimizar os impactos causados.
Além das mortes de seres humanos, a tragédia em Brumadinho desencadeou a morte de vários outros animais e da vegetação. Assim que a barragem se rompeu, uma grande avalanche de lama formou-se, arrastando a fauna e também a flora local.
Para uma substância mudar do estado gasoso para o estado líquido é necessário aumentar a pressão e diminuir a temperatura, simultaneamente. Isso porque, se continuadamente for exercida pressão sobre um gás, as partículas se aproximam e começam a se chocar.
Liquefação, outro nome dado à condensação, é o processo de transformação da matéria do estado gasoso para o líquido.
Também chamada de liquefação, é o processo inverso à vaporização, logo, corresponde à transição do estado gasoso para o estado líquido. Isso ocorre quando é retirada uma quantidade de calor suficiente para que a substância que está na forma de vapor condense-se.
li·que·fac·ção |quefàç| 1. Redução de um sólido ou de um gás ao estado líquido.
1. Designação da passagem de uma substância de um estado (sólido ou gasoso) para o estado líquido; 2.
A fusão é a mudança do estado sólido para o estado líquido. Ela ocorre quando um corpo, submetido a uma dada pressão, recebe calor e sua temperatura atinge um determinado valor. A quantidade de calor que o corpo deve receber para se transformar totalmente em líquido, depende da substância que o constitui.
Fusão: passagem do estado sólido para o estado líquido por meio de aquecimento. Vaporização: passagem do estado líquido para o estado gasoso.
A matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso.