O molho de tomate é quase sempre associado a pratos que contêm massa, como macarrão, lasanha etc. O uso de molho de tomate junto de massas aparece pela primeira vez no livro de receitas italiano L'Apicio moderno, pelo chefe romano Francesco Leonardi, editado em 1790.
A principal matéria prima do molho de tomate é o próprio tomate. Vasmos a lembrar que são conhecidas como matérias-primas o material extraído da natureza e que é transformado para produzir produtos que mais tarde se tornarão bens de consumo.
Para o processo de produção industrial do extrato de tomate Mansano et al. (2008) sugerem as seguintes etapas: recepção, seleção, lavagem, apara, enxágue, trituração, separação da polpa, evaporação, mistura, cozedura, homogeneização, pasteurização, enchimento e estocagem.
Entende-se por hambúrguer, o produto cárneo industrializado obtido de carne moída de animais, adicionado ou não de tecido adiposo e ingredientes, moldado e submetido ao processo tecnológico adequado.
O tomateiro é uma planta espermatófita, angiosperma e dicotiledônea. Trata-se de um fruto, uma vez que é o produto do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor, formando o pericarpo e as sementes, respectivamente, após a fecundação. O tomate é rico em licopeno e contém vitamina C.
Conheça a estrutura do tomateiro De sua haste principal, mais precisamente dos internódios, emergem hastes florais de onde surgem os tomates. O tutoramento do tomateiro é uma técnica utilizada para conduzir a planta, que desenvolve múltiplas hastes secundárias, com várias inflorescências, de onde os frutos emergem.
Anote as dicas, abaixo:
Tomate Italiano É o melhor tomate para fazer molho, pois é menos aguado, carnudinho, menos aguado e com menos sementes do que os outros. É bem doce e seu sabor é forte, porém é bem sensível e costuma estragar rápido.
Nativo da América, o tomateiro é uma planta perene, mas em climas temperados, ela cresce, todavia pode durar menos tempo, pois às vezes, morre por causa do frio. Portanto, quanto mais quente e seco o clima for na sua região, maiores as chances de que o seu tomateiro dure por mais de um ano.
Aspirina. Deite 2-3 aspirinas no buraco onde for plantar o tomateiro – podem ser inteiras ou partidas aos bocadinhos. Esta prática estimula o sistema imunitário da planta, mantém afastadas doenças como a ferrugem e também ajuda a produzir mais frutos. Também pode pulverizar as plantas com as aspirinas diluídas em água.
O sintoma mais comum da contaminação do tomateiro é a murcha da planta de cima para baixo. Que ocorre devido a interrupção dos vasos condutores de água, que são chamados de xilema. ... Depois de um tempo, o tomateiro pode murchar de forma irreversível e morrer.
Se plantar o tomate-cereja em vaso, este precisa ter buracos no fundo para a drenagem, com o objetivo de manter a terra com a umidade equilibrada. Regue com regularidade o pé de tomate-cereja, na frequência de quatro vezes por semana. O solo deve ser mantido sempre úmido.
261 - Tomate Cereja
Faça as mudas A maneira eficaz de começar o cultivo é através das sementes do tomate cereja. Assim, pegue um fruto, corte ao meio e remova as sementinhas. Pegue um copo plástico, faça um furo no fundo e preencha o recipiente com adubo. A combinação perfeita é 70% de húmus de minhoca e 30% de vermiculita.
PLANTIO - O tomate pode ser plantado o ano todo, desde que em regiões onde o clima é ameno. Temperaturas muito baixas, como geadas, ou calor em excesso, prejudicam o desenvolvimento e a produção do tomateiro. Em locais frios, o cultivo deve ser realizado entre os meses de agosto e janeiro.
Plantio
O tomate invertido parte de uma muda já pronta e um balde de 20 litros com alça. Na parte inferior do balde, utilizando uma furadeira, faça um buraco bem no meio, largo o suficiente para posicionar nele a muda. Com uma faca, faça buracos menores ao redor do buraco maior, para facilitar o escoamento e a ventilação.
Em termos de rega, os tomates requerem água em abundância, principalmente na zona das raízes, que deve estar sempre húmida. Quando o tomateiro já tiver quatro ramos com flores, deve-se cortar a parte superior do caule principal para impulsionar o amadurecimento dos tomates.
Um espaço de cerca de 30 cm de diâmetro para cada tomateiro é suficiente para que eles cresçam e deem frutos bons e saudáveis. Então separe esse cantinho para ele na sua casa e escolha um vaso compatível com o tamanho da espécie que você quiser cultivar para não ter problemas com o desenvolvimento da planta.