A Taxa de Frequência (TF) é uma estimativa que pode dar ótimos parâmetros da eficiência ou ineficiência da gestão de segurança e saúde do trabalho da empresa se feita com regularidade. É uma ótima possibilidade de avaliar a eficácia do trabalho de segurança na empresa.
Segundo o mesmo, os dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho) recomendam os seguintes parâmetros para a Taxa de Frequência: Taxa de Frequência: Com resultado até 20 = muito bom. De 20,1 a 40 = bom.
Para descobrir a frequência acumulada desse número, só precisamos somar sua frequência absoluta ao total corrente. Em outras palavras, pegue a última frequência acumulada que você encontrou e some-a à frequência absoluta desse valor. Exemplo: 3 | F = 2 | CF = 2.
Dias debitados: dias que se debitam, por incapacidade permanente ou morte, para o cálculo do tempo computado. Tempo computado: tempo contado em "dias perdidos, pelos acidentados, com incapacidade temporária total" mais os "dias debitados pelos acidentados vítimas de morte ou incapacidade permanente, total ou parcial".
d) Dias debitados: Dias que se debitam, por incapacidade permanente ou morte, para o cálculo do tempo computado. ... f) Número de acidentes, com e sem perda de tempo ocorrido no mês.
Lesão imediata: lesão que se verifica imediatamente após ocorrência do acidente. Lesão mediata (tardia): lesão que não se verifica imediatamente após a exposição à fonte da lesão – nexo causal. Incapacidade permanentemente total: perda total da capacidade de trabalho, inclusive a morte.
Esta Norma fixa critérios para o registro, comunicação, estatística, investigação e análise de acidentes do trabalho, sua causas e conseqüências, aplicando-se a quaisquer atividades laborativas.
Dias transportados é o número de dias que o acidentado fica afastado no mês ou meses subseqüentes ao que ocorreu o acidente.
Doenças Ocupacionais – Quadro IV Em caso de doenças profissionais adquiridas no exercício da atividade, preencher o quadro da seguinte forma: a) tipo de doença – Denominação da doença. b) número absoluto de casos – Quantidade de empregados acometidos. c) setores de atividade dos portadores – Local de ocorrência.
2.
Atrito ou abrasão, NIC. Aplica-se a casos, sem impacto, em que a lesão foi produzida por pressão, vibração ou atrito entre o acidentado e a fonte da lesão.
Possibilita o cadastramento de natureza de lesões, onde deve ser indicada a lesão básica sofrida pelo acidentado. No caso de lesões de natureza diferente, podemos indicar a lesão de maior gravidade. Descrição da natureza de lesão.
A doença ocupacional ou profissional está definida no artigo 20, I da Lei n. 8.
São consideradas doenças do trabalho, entre outras:
A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica).