Histórico. Foi criado em 1975 o Programa de Crédito Educativo (CREDUC) pelo Governo Ernesto Geisel. Em 1999, durante o Governo Fernando Henrique Cardoso, foi amplamente reformulado e passou a se chamar FIES.
1999
O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamento estudantil aos estudantes de cursos de graduação de instituições privadas cadastrados no sistema. O objetivo é facilitar o acesso de jovens de baixa renda à educação superior.
O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei
Instituição de Ensino Superior, ou apenas IES, é uma unidade autônoma que oferece serviços de educação superior, como cursos de graduação, pós-graduação e de extensão.
As Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras podem ser públicas ou privadas. As instituições públicas de ensino são aquelas mantidas pelo Poder Público, na forma (1) Federal, (2) Estadual ou (3) Municipal. Essas instituições são financiadas pelo Estado, e não cobram matrícula ou mensalidade.
A sigla IES significa “Instituições de Ensino Superior”, e por isso é tão utilizada quando o assunto é o Fundo de Financiamento Estudantil, já que ele é um programa que oferta aos seus candidatos a possibilidade de ingressar numa instituição particular de ensino superior com os valores das mensalidades financiados de ...
A sigla MEC surgiu em 1953, quando a Saúde ganhou autonomia e surgiu o Ministério da Educação e Cultura. ... Em 1992, uma lei federal transformou o MEC no Ministério da Educação e do Desporto.
Primeiramente, o estudante precisa efetuar o seu cadastro no Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção). No primeiro acesso, ele deverá informar CPF, data de nascimento, e-mail e cadastrar uma senha. Após informar os dados, um e-mail é enviado ao candidato para que o cadastro seja validado e a inscrição seja realizada.
Antes de escolher as opções de curso, o candidato deve preencher o seu grupo de preferência informando o estado, o município e o curso que quer estudar. A escolha de IES e Local de oferta são opcionais. Com isso, o estudante deixa claro que pretende estudar com o Fies de acordo com as escolhas nessa etapa.
Como realizar a sua inscrição no FIES 2021
A seleção do FIES é feita a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A concorrência se dá entre os candidatos que optaram pelo mesmo curso, faculdade, campus (unidade) e turno. Quanto maior a nota do Enem, maiores as chances de conseguir uma vaga no FIES.