Manifestação artística que usava as formas geométricas para retratar a realidade. O Cubismo surgiu na França, em meados do século XX, e causou uma grande mudança no estilo artístico e cultural da época. A utilização de formas geométricas, como cubos e cilindros, nas artes plásticas é uma das principais características.
Origem do Cubismo O marco para o surgimento do cubismo foi em 1907, com a tela Les Demoiselles d'Avignon (As damas d'Avignon), do pintor espanhol Pablo Picasso. ... Ao lado de Picasso, o pintor e escultor francês Georges Braque também foi fundador do movimento cubista.
Cubismo Analítico (1909) caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela.
Lasar Segall, Di Cavalcanti e Cândido Portinari foram também influenciados pela plástica cubista, expressa na bidimensionalidade das obras, no banimento da perspectiva plana e na preferência pela representação dos objetos fazendo uso de formas geométricas.
O cubismo foi uma das vanguardas europeias do início do século XX e, como tal, visava antecipar novos padrões estéticos e artísticos, rompendo bruscamente com as ideias tradicionais do passado. Em 1907, o criador do cubismo, Pablo Picasso, gera burburinho ao expor sua obra “Les demoiselles d'Avignon”.
O Telão do Domingão apresenta obras do pintor pós-impressionista francês, Paul Cézanne. O artista foi o criador de obras com os maiores preços do mercado de arte, nos últimos anos. Cézzane é considerado a ponte entre o impressionismo do fim do século XIX e o cubismo do início do século XX.
O movimento cubista ficou marcado por três fases: o cubismo cézanniano (1907 - 1909), cubismo analítico (1910 – 1912) e o cubismo sintético (1913 – 1914).
As vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo. ... A palavra vanguarda, do francês “avant-garde” significa a “guarda avançada”, o que pressupõe, nesse contexto, um movimento pioneiro das artes.
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição cultural do século 19. ... As cinco principais correntes vanguardistas foram: futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo.
A palavra vanguarda deriva da palavra avant-garde, que em francês significa guarda avançada que é aparte frontal de um exército. ... Essa palavra foi dada usada na arte para designar os movimentos artísticos que romperam com os modelos clássicos que eram empregados nas escolas conservadoras.
Academia: nessa caso, a produção artística possui regras ditadas por uma academia ou escola, ficando alheia a novas concepções de arte, trata-se de uma produção acadêmica. ... Vanguarda: nesse caso, o pensamento e a produção de um grupo tem como proposta uma nova visão para a arte, trata-se das vanguardas artísticas.
Os termos academicismo e academismo, ou ainda, arte acadêmica, denominam um estilo artístico europeu que existiu entre os séculos 17 e 19, caracterizado pela tentativa de manter com rigor as regras formais, estéticas e técnicas do estilo das academias de arte.
Já a arte acadêmica no Brasil se inicia em 1816, com a fundação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios,. A arte Acadêmica brasileira tem seu início por meio do incentivo da Missão Artística Francesa, que tinha como objetivo: institucionalizar a produção artística; criar um modelo padrão de formação.
A arte acadêmica é um estilo artístico que teve origem na Europa e dominou as artes plásticas entre os séculos XVII e XIX. Caracterizada por regras formais e por seu caráter extremamente polido, a arte acadêmica também ficou conhecida pelo uso de temas mitológicos e históricos.
Deixando de lado as associações informais e os círculos artísticos existentes na Renascença italiana, é possível afirmar que a primeira academia de arte propriamente dita é a Academia de Desenho de Florença, criada em 1562 pelo pintor, arquiteto e biógrafo italiano Giorgio Vasari.