Os cistos de Baker localizam-se na região posteromedial do joelho, entre o ventre medial do músculo gastrocnêmio e o tendão semimembranoso.
Inchaço na região posterior do joelho (às vezes, na perna também); Dor ou sensação de incômodo na mesma região do inchaço ou em áreas próximas; Sensação de pressão atrás do joelho; Percepção de saliência incomum na região posterior do joelho durante palpação (semelhante à sensação de tocar em um balão cheio de água);
Alguns sinais e sintomas que podem indicar que pode haver um cisto de baker no joelho são:
Embora o inchaço incomode, muito provavelmente é possível correr um pouco, mas sempre tenha em mente o risco de ruptura; portanto, se você sentir um aumento de volume no seu joelho: procure ajuda!
Ele geralmente é macio ao toque, pode se mover quando é tocado ou pressionado e é geralmente indolor. No entanto, quando o cisto sebáceo está inflamado, pode gerar sintomas como dor, aumento da temperatura na região, sensibilidade e vermelhidão, sendo necessário tratamento médico.
Eles podem se desenvolver em qualquer local do corpo, sendo mais comum surgirem em órgãos como mama, tireoide, ovários, fígado ou articulações, por exemplo. São várias as causas que originam os cistos como infecções, traumatismos, obstrução das glândulas sebáceas, ou mesmo por uma questão de genética.