A moda pode ser unimodal, bimodal ou multimodal: Bimodal quando aparecem dois números de iguais observações, ou ainda, uma distribuição bimodal é uma distribuição de probabilidade contínua com duas modas diferentes.
Para calcular a mediana:
Em estatística, a distribuição de probabilidade unimodal (ou quando se refere à distribuição: distribuição unimodal) é a distribuição probabilística que tem uma única moda.
Uma amostra pode ser unimodal (uma moda), bimodal (duas modas), multimodal (várias modas) e amodal (nenhuma moda). ... Moda em conjunto de dados com elementos repetidos é o valor que ocorre com maior frequência ou o valor mais comum em um conjunto de dados.
A moda, por definição, é o valor mais frequente da distribuição de frequências. Para variáveis discretas, a moda é facilmente definida pela simples verificação da tabela de frequências, sendo a moda atribuída ao tipo que tem maior frequência./span>
Para se calcular a moda, basta obter o ponto central do intervalo de maior freqüência. No caso do exemplo, o intervalo de maior freqüência é o quarto, que vai de 5,5 a 6,0. Seu ponto central é 5,75 и . Também se pode falar de intervalo ou classe modal.
A classe que apresenta a maior frequência é denominada classe modal. Pela definição, podemos afirmar que a moda, neste caso, é o valor dominante que está compreendido entre os limites da classe modal. O método mais simples para o cálculo da moda consiste em tomar o ponto médio da classe modal.
A média aritmética é usada como medida de tendência central, ou seja, como forma de, por meio de um único número, dar uma ideia das características de determinado grupo de números.
Um desvio padrão grande significa que os valores amostrais estão bem distribuídos em torno da média, enquanto que um desvio padrão pequeno indica que eles estão condensados próximos da média. Em poucas palavras, quanto menor o desvio padrão, mais homogênea é a amostra./span>
Numa pesquisa estatística, as medidas de tendência central servem para determinar o número central. As medidas de tendência central são: média, moda e mediana.
As medidas de tendência central mais comuns são a média aritmética, a mediana e moda. Tendências centrais podem ser calculadas tanto para um número finito de valores quanto para uma distribuição teórica, a exemplo da distribuição normal.
Resumindo o cálculo da Mediana:
As medidas de tendência central são usadas para representar todos os números de uma lista, como a média das notas dos alunos que representa todo o desempenho de um ano. Por outro lado, as medidas de dispersão são aplicadas para determinar o grau de variação dos números de uma lista com relação à sua média.
São usadas para indicar um número ou o valor mais capaz de substituir todos os outros, e indicam o centro de distribuição de frequências de variáveis na amostra. Dentre as medidas de tendência central temos a média (também denominada média aritmética), a mediana e a moda./span>
A variabilidade é a medida em que os pontos de dados em uma distribuição estatística ou conjunto de dados divergem do valor médio, ou mediano, bem como a medida em que esses pontos de dados diferem um do outro. ... Isso pode ser expresso por meio do intervalo, variância ou desvio padrão de um conjunto de dados./span>
É definido como o quociente entre desvio padrão e a média, multiplicado por 100. Logo, o coeficiente de variação nada mais é do que o desvio padrão em porcentagem da média./span>
A variabilidade é a oscilação da média ou ponto ideal do processo e representa um aspecto fundamental para o controle da qualidade. ... A determinação dos limites em valores aceitáveis em um processo é primordial para seu controle./span>