Valores acima de 38ºC em pessoas saudáveis representam a hipertermia. Este aumento, considerado severo quando a temperatura do corpo ultrapassa 40ºC, desregula todo o organismo e afeta os sistemas corporais, podendo trazer consequências graves.
A hipertermia é o aumento da temperatura corporal, geralmente acima de 40 ºC, acima do ponto de ajuste hipotalâmico. A hipertermia pode ter inúmeras causas, como a exposição a ambientes com temperaturas elevadas e a realização de atividades físicas prolongadas em condições inadequadas, como em ambiente mal arejado.
Hipotermia é uma condição em que se observa a queda na temperatura corporal de um indivíduo. A temperatura do nosso corpo é resultado de um processo conhecido como termorregulação, que mantém nossa temperatura dentro de uma faixa considerada normal.
Em casos de hipotermia leve, com a manifestação apenas de tremores de frio, a recomendação é agasalhar e ingerir alimentos quentes, como sopa ou chá. Porém, se a temperatura não começar a se elevar e o paciente piorar, apresentando confusão mental, por exemplo, a orientação é buscar atendimento médico imediatamente.
Quando a soma entre a retenção e a produção de calor for menor que os fatores que predispõem ao frio, o ser humano se torna hipotérmico. Pode ser classificada em acidental (primária) e secundária2. A hipotermia acidental ou primária é definida como decorrente da redução espontânea da temperatura central.
Dessa forma, os métodos de aquecimento podem ser divididos em passivos, como o uso de cobertores, que apenas impedem que o calor produzido pelo paciente seja perdido para o ambiente e ativos, ou seja, aqueles que minimizam a perda de calor ao ambiente, mas também fornecem calor para o paciente, entre eles a manta ...