Simeco Plus é um medicamento antiácido, indicado nos casos de aumento da acidez gástrica, úlcera péptica, inflamação do esôfago (esofagite), do estômago (gastrite), do duodeno (duodenite) e hérnia de hiato.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de hérnia de hiato são os que bloqueiam a secreção ácida do estômago, os que são chamados procinéticos, que aceleram o esvaziamento do estômago e antiácidos que neutralizam a acidez do estômago momentaneamente.
A hérnia de hiato ou hérnia hiatal consiste na passagem de parte de órgãos abdominais (geralmente estômago) para dentro do tórax. A cavidade torácica está separada da cavidade abdominal por um músculo – o diafragma. Nesse músculo existe um orifício, o hiato, por onde passa o esófago.
Alimentos não ácidos ou de baixa acidez reduzirão a probabilidade e gravidade dos sintomas da hérnia hiatal. As melhores escolhas alimentares para pessoas com hérnias hiatais são as não ácidas, minimamente processadas e contêm fibras alimentares.
A cirurgia como tratamento para hérnia de hiato Nesses casos, indica-se a cirurgia, que recoloca a porção que passou pelo orifício na posição original e recompõe o hiato. A operação pode ser sugerida também para a reconstrução da anatomia do esfíncter esofágico inferior nos casos de refluxo mais grave.
O café e o cigarro aumentam a acidez estomacal. O chocolate e a hortelã tendem a relaxar o esfincter do hiato. Alimentos ricos em fibras, como cereais e pães integrais, vegetais e frutas frescas podem ser grandes aliados dos portadores de hérnia hiatal.
5 remédios caseiros para tratar o refluxo
Ervas para úlcera no estômago e hérnia de hiato
O chocolate e a hortelã tendem a relaxar o esfincter do hiato. Alimentos ricos em fibras, como cereais e pães integrais, vegetais e frutas frescas podem ser grandes aliados dos portadores de hérnia hiatal.
Não existe nenhuma restrição alimentar específica para os pacientes com hérnias da parede abdominal. No entanto, é recomendado evitar o ganho de peso para evitar a piora dos sintomas, o aumento de tamanho da hernia e para diminuir as complicações.
Na maioria dos casos a Hérnia de Hiato não causa sintomas, pois estão mais relacionados à doença do refluxo gastroesofágico. As hérnias grandes podem levar à dor torácica, taquicardia (aceleração dos batimentos do coração) ou falta de ar, relacionados à alimentação.
O chocolate e a hortelã tendem a relaxar o esfincter do hiato. Alimentos ricos em fibras, como cereais e pães integrais, vegetais e frutas frescas podem ser grandes aliados dos portadores de hérnia hiatal.
Em alguns casos pode ser necessário corrigir a hérnia de hiato, naqueles que não melhoram ou não conseguem ficar sem medicação. É feita uma cirurgia, que pode ser por videolaparoscopia ou com plataforma robotica, a fim de reposicionar o esôfago e o estômago e corrigir possíveis problemas no músculo diafragma.
Quando acontece a hérnia, uma parte do estômago acaba por subir pelo hiato e fica localizada no tórax, gerando sintomas semelhantes aos do refluxo, como sensação de queimação no estômago, arrotos ou refluxo dos ácidos do estômago que podem provocar tosse e enjoo.