Como torrar amendoim
Mantenha o amendoim em recipientes fechados e em local fresco, seco e escuro. Caso prefira, pode guardar na geladeira ou até congelar por, no máximo, três meses.
15 dias
Coloque o amendoim com ou sem casca em um recipiente hermético. O melhor é usar um saco que sela para poder retirar o máximo de ar possível. Se estiverem descascados eles podem ser mantidos refrigerados na geladeira por até três meses.
Conservar em recipiente fechado com tampa, em local seco, fresco e arejado. Alérgicos a amendoim atenção ao consumo, conforme RDC 26/2015. Não contém glúten.
Caso contrário, siga estas diretrizes: Pasta de amendoim natural: se for guardar no armário, coma em menos de um mês. Se for armazenar na geladeira, ela pode durar vários meses. Pasta de amendoim com conservantes: se armazenada no armário, permanece boa de dois a três meses.
🔸 Odor estranho, impróprio ao produto que inviabilize a sua utilização para o uso proposto; 🔸 Presença de sementes tóxicas ou sementes tratadas; Teor de aflatoxinas acima do limite estabelecido na legislação específica vigente.
A melhor forma de preservar a castanha-portuguesa é guardando no freezer. Ela pode ser congelada crua ou cozida, com casca ou sem casca. Caso você vá utilizá-las em receitas que precisa remover a casca, o ideal é congelar já sem casca. Se não for, pode congelar na casca mesmo.
O ideal é guardar na geladeira, de preferência em um recipiente de vidro ou de aço inoxidável bem fechado. Ele deve ser limpo e seco. Dessa forma, você evita a oxidação das gorduras e a alteração do sabor. As castanhas ficarão frescas, crocantes e saborosas por muito mais tempo se forem mantidas sob refrigeração.
Caso aposte na castanha de caju crua, esquente um pouco no forno. Isso reduz a umidade e o risco de contaminação. O mais seguro mesmo é adquirir as oleaginosas que estejam embaladas – se for a vácuo, um tanto melhor. Em casa, guarde as nuts na geladeira.
A forma mais rápida e simples de fazer isso será colocar as castanhas cruas com a pele em sacos plásticos ou recipientes para congelar e colocá-las diretamente no congelador, sem descascá-las. Poderá ir retirando-as à medida que precise de castanhas e inclusive poderá assar as castanhas diretamente congeladas.
Você pode congelar a castanha do caju, caso tenha comprado muitas e não queira comer tão cedo. Para congelar coloque em recipiente hermético ou sacos de congelamento tipo ziplock, guarde no freezer.
Quando mantidas nas cascas, as castanhas ficam frescas por 2 a 3 meses na geladeira. Sem as cascas elas duram até um ano. As castanhas são ricas em amido e perdem umidade rapidamente, por isso ficam rançosas mais rápido do que outras nozes.
Como consumir: Usualmente são consumidas cozidas ou assadas, após secas, pois quando colhidas têm até 50% de umidade e depois chegam a apenas 10%, conservando-se bem por vários meses. Além do consumo citado, podem ser utilizadas em culinária, de diversas formas.
Se afundarem, elas estão frescas. Se flutuarem, remova-as da tigela e corte-as ao meio. Descolorações e mofo no interior indicam que a castanha estragou. A outra razão pela qual elas podem flutuar envolve sua secagem.
Para tirar todo esse proveito das nozes, castanhas e amêndoas, basta seguir uma técnica milenar, super tradicional (mas pouco divulgada atualmente): deixe suas nozes, castanhas e amêndoas de molho em água e sal e depois as seque em temperatura baixa até que fiquem crocantes novamente.
Faça um corte em cruz na base da castanha e depois com a ponta de uma faca puxe a casca. Coloque um tacho com água ao lume, e quando estiver a ferver, mergulhe algumas castanhas durante uns 30-40 segundos. Retire as castanhas com uma escumadeira e, rapidamente, retire a casca.
Modo de Preparo
Instruções
Pela riqueza de amidos, não são muito agradáveis para se comer cruas - mas, tirando a película rica em ácido tânico e adstringente, quando bem frescas e leitosas, são gostosas para se dar uma mordiscada - eu não resisto. Mas não é recomendável pois são meio indigestas.
Como é fonte de fibras, a castanha-portuguesa ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, limitando a absorção do excesso de colesterol no intestino. Além disso, é fonte de vitamina C, que, além de antioxidante, protegendo contra a ação dos radicais livres, ainda auxilia no fortalecimento da imunidade.
O ideal é consumir 30g por dia, o equivalente a uma castanha do Pará, duas de caju, cinco amêndoas, metade de uma noz e uma castanha portuguesa”, explica. Confira no vídeo! Veja mais no Gshow!
Castanha Portuguesa (Castanea sativa) é uma planta de origem europeia, usada na ornamentação, alimentação e medicina popular. ... A planta é cultivada há mais de dois mil anos por suas nozes comestíveis, que faziam parte da alimentação europeia, mas atualmente são apreciadas apenas como uma iguaria.
A castanha-portuguesa é uma árvore grande, de cerca de 20 a 30 m de altura, de grande valor ornamental. Sua copa é arredondada e o tronco liso quando a planta é jovem, a medida que vai envelhecendo torna-se fendido na superfície. As folhas são lanceoladas, com bordos denteados e veias salientes.
No Brasil, a colheita vai de novembro a maio. A coleção do Núcleo de Produção de Mudas São Bento do Sapucaí – DSMM – CATI – SAAESP, conta com 12 materiais diferentes: Paragon, Km2, Tiodawase, Morioase, Isumo, Ibuki, Km1, Kinshu, Tamatsukuri, Okuni, Taishowase e Senry.
Fruto nativo do Brasil, o caju foi levado pelos portugueses do Brasil para a Ásia e a África. ... É muito cultivado nas regiões tropicais da América, África e Ásia. Os maiores exportadores mundiais de amêndoa de castanha de caju (ACC) são Índia, Vietnã e Brasil.