glifosato
o melhor horário para aplicação de herbicidas está associado às horas com temperaturas mais amenas e umidade relativa do ar superior a 60%. Essas características ocorrem no período da manhã e no final da tarde.
Pode-se notar que a absorção do fungicida a noite é mais lenta, não podendo haver a ocorrência da chuva após a aplicação, ocasionando redução significativa de eficácia de controle e consequentemente na produção.
“Se vai chover num período mínimo de duas horas, não devemos aplicar. Se vai chover depois de duas horas, talvez possa aplicar. O intervalo mínimo entre a aplicação e a chuva varia de produto pra produto.
Como aplicar herbicida sistêmico?
A aplicação de herbicida deve ser realizada quando essas plantas daninhas apresentarem alto vigor vegetativo e houver condições ambientais favoráveis, para que o produto apresente elevada atividade. Não se deve aplicar herbicidas pós-emergentes durante ou imediatamente após longo período de estresse.
Explica que os herbicidas hormonais são aqueles que apresentam mecanismo de ação do grupo químico das auxinas sintéticas, as quais interferem no crescimento das plantas.
2,4-D NORTOX é um herbicida seletivo para aplicação no controle de plantas daninhas que infestam as culturas de trigo, milho, soja, arroz (irrigado e de sequeiro), aveia, sorgo, cana-de-açúcar, café e pastagem de braquiária. ... 2,4-D NORTOX é utilizado em uma única aplicação durante a safra da cultura.
São substâncias utilizadas para o controle de plantas daninhas, plantas estas que competem com as culturas comerciais por espaço, nutrientes e água. O uso contínuo de herbicidas com o mesmo modo de ação pode aumentar a resistência desenvolvida pela erva daninha. ...
Os herbicidas movem-se passivamente no floema. ... A ação desses herbicidas ocorre nas raízes das plantas sensíveis. Já os herbicidas inibidores da ALS (Grupo 2), moléculas com maior translocação na planta, movem-se no floema, podendo, portanto, serem aplicados às folhas.
São exemplos os herbicidas glyphosate, paraquat, diquat e glufosinate-amonnium; b) Pré-plantio incorporado (PPI) – são herbicidas aplicados ao solo que necessitam ser incorporados logo após a aplicação. Assim, devem ser aplicados antes da emergência das plantas daninhas, sendo também classificados como pré-emergentes.
BORAL 500 SC é um herbicida pré-emergente de ação sistêmica, recomendado para o controle de plantas infestantes. O Boral 500 SC pode ser aplicado por via terrestre, através de pulverizadores costais ou tratorizados e por via aérea, conforme recomendações para cada cultura.
Quando a aplicação de um herbicida tem como alvo o solo, ou seja, o banco de propágulos, a seletividade pode ocorrer por meio do posicionamento....Seletividade de herbicidas na cultura da soja.
Os herbicidas podem ser classificados, por exemplo, quanto ao tipo de formulação, volatilidade, persistência, potencial de lixiviação, toxicidade, classe toxicológica, solubilidade e polaridade ou forma de dissociação.
A escolha do herbicida a ser usado depende basicamente do custo do tratamento, da eficiência sobre as plantas daninhas que estão ocorrendo na área, do tipo de solo, do sistema de cultivo, da tolerância da cultura, da cultura que será usada em rotação e das culturas adjacentes.
Atrazine
O paraquat atua mediante mecanismos de indução do estresse oxidativo, produção aumentada de radicais livres associada à depleção dos sistemas antioxidantes do organismo. Sua toxicidade acomete rins, fígado, músculos, cérebro, dentre outros.
Um herbicida seletivo é aquele que é muito mais tóxico para algumas plantas do que para outras dentro dos limites de: a) uma faixa específica de doses; b) método de aplicação e c) condições ambientais que precedem e sucedem a aplicação.
Herbicida não seletivo Herbicidas não seletivos são aqueles de amplo espectro de ação, capazes de matar ou danificar severamente todas as plantas.
A molécula de glifosato age na planta através do bloqueio da enzima 5-enolpiruvato- shiquimato-3-fosfato sintase (EPSPS), que faz parte da via de biossíntese de aminoácidos aromáticos essenciais para o desenvolvimento da planta.