Define-se assim: A onda P representa a despolarização atrial; ... A onda T representa a repolarização ventricular; A repolarização atrial é camuflada no eletrocardiograma, pois ocorre juntamente à despolarização ventricular.
Derivações Precordiais: são as derivações V1, V2, V3, V4, V5 e V6. São colocados 6 elétrodos exploradores em 6 pontos no tórax anterior (veja figura), que registram o potencial elétrico em relação a um ponto de referência teórico zero.
O que é eletrocardiograma e para que serve? O Eletrocardiograma também é chamado de ECG ou eletrocardiografia. É um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. Através desse exame, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.
Olá. O critério para baixa voltagem no ECG (eletrocardiograma) é definido quando a amplitude do complexo QRS no plano frontal ou derivações periféricas (DI, DII, DIII, aVF, aVL e aVR) não atinge 5 mm e no plano horizontal ou derivações precordiais ( V1, V2 V3, V4, V5 e V6) não atinge 10 mm.
Mal progressão da onda R de V1 a V3 no ECG nem sempre significa problemas, pessoas saudáveis podem apresentar essa variação no ECG, por outro lado, para os pacientes que já tiveram um infarto do miocárdio (IAM), a mal progressão de R pode significar uma "cicatriz" no músculo cardíaco ocasionada pelo IAM.