O h é a única letra do nosso alfabeto sem valor fonético, ou seja, sem som. Esta consoante pode aparecer no início, no meio ou até mesmo no fim de algumas palavras. ... Nos dígrafos, cada consoante perde sua unidade sonora, uma vez que a sequência das duas consoantes forma um único som, representando apenas um fonema.
Segundo estudos e pesquisas de Emilia Ferreiro, os alunos silábicos compreendem que a escrita é a representação da fala e estabelecem relação entre grafemas e fonemas, percebendo os sons da sílaba. ... Ela, na verdade, consegue em suas hipóteses criar mais de uma versão para a escrita da mesma emissão sonora.
História. Historiadores acreditam que essa letra surgiu inicialmente de um hieróglifo egípcio que representava uma peneira. Mil anos depois os sumérios usariam a mesma letra para designar um som gutural. Os fenícios a chamaram de heth (cerca), porque seu desenho se assemelhava a essa forma.
Em que posição da palavra a letra H aparece mais? ... A letra H pode aparecer no início e no meio das palavras, nunca no final, a não ser nas palavras ah!, oh!. Depois da letra H sempre vem uma vogal e antes aparecem as consoantes C,L,N.
A consoante n se junta à consoante h na formação do dígrafo consonantal nh. Essas duas letras, quando juntas, perdem a sua unidade sonora, formando apenas um fonema, ou seja, formando apenas um único som.
«Se um h inicial passa a interior, por via de composição, e o elemento em que figura se aglutina ao precedente, suprime-se: anarmónico, biebdomadário, desarmonia, desumano, exaurir, inábil, lobisomem, reabilitar, reaver, transumar.
Apesar de não representar nenhum som, a letra H exerce três papéis na língua portuguesa moderna: ... Por ser palavra do cotidiano perdeu a letra inicial e sofreu alteração da consoante 'b' para 'v' (troca ainda hoje verificada nas diversas variantes linguísticas como em 'assobio/assovio').