O que são os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)? Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett. Com relação à interação social, crianças com TGD apresentam dificuldades em iniciar e manter uma conversa.
Quais são as causas? As causas da síndrome de Tourette não são totalmente conhecidas. Estudos científicos sugerem a existência de uma componente genética e de anomalias em neurotransmissores cerebrais, designadamente na dopamina. Os tiques pioram com situações de stress e cansaço.
A síndrome de Tourette é diagnosticada quando as pessoas têm tanto um tique motor como vocal por mais de um ano.
As causas dos tiques nervosos ainda não estão bem estabelecidas, porém normalmente acontecem como consequência do cansaço excessivo e frequente, estresse e transtorno de ansiedade.
O medicamento mais utilizado para tratar a Tourette é a clonidina. Ele também ajuda a controlar a ansiedade e os sintomas de TDAH, caso esses acompanhem o transtorno. No entanto, esse fármaco apenas deve ser usado após o aval do médico.
Um neuropsiquiatra é a melhor opção. Ele saberá orientá-lo(a) em relação às suas queixas e dúvidas, além de instituir terapêutica mais adequada,caso a caso.
Diagnóstico. O diagnóstico é clínico. Para diferenciar a síndrome de Tourette de outros tiques transitórios, os médicos precisam monitorar os pacientes o tempo todo. A síndrome de Tourette é diagnosticada depois que as pessoas tiveram tiques vocais e motores por ≥ 1 ano.
A Síndrome de Gilles de la Tourette (ST) é uma entidade neuropsiquiátrica caracterizada pela presença de tiques e com importante componente hereditário. Muitos grupos vêm estudando os aspectos genéticos da ST, mas frequentemente os dados não se sustentam em estudos posteriores.
O streamer Diego Barbosa, conhecido como Dilera, participou do programa The Noite, apresentado por Danilo Gentili no SBT, para falar sobre a Síndrome de Tourette e como a condição afeta a sua vida.
Entre estes podemos incluir: fungar, pigarrear ou tossir repetidamente; uma variedade de sons ou gritos; risos involuntários; ecolalia (repetição do que outra pessoa ou a própria criança acabou de dizer); a coprolalia (dizer palavras socialmente inapropriadas).
Sim. A Síndrome de Tourette pode afetar a capacidade do paciente dirigir ou exercer as atividades de vida cível a depender da gravidade e da complexidade dos tiques motores e vocais.
Tiques motores simples são movimentos como contrair o nariz, piscar os olhos, sacudir a cabeça ou os ombros. Tiques motores complexos são aqueles em que ocorre uma série de movimentos na mesma ordem. Por exemplo: estender a mão e tocar em algo repetidamente.
As pessoas que a apresentam relatam que esses tiques são inevitáveis e que sentem como se tivessem a necessidade de realizá-los. Ela foi descoberta no século XIX, pelo francês Georges Gilles de La Tourette. Estima-se que 1 a cada 2000 pessoas seja afetada por ela, sendo na sua maioria, as do sexo masculino.
CID 10 F95. 2 Tiques vocais e motores múltiplos combinados (doença de Gilles de la Tourette) – Doenças CID-10.
Sabe-se que a síndrome é uma herança, que pode ser transmitida de pai para filho e que o sexo masculino apresenta maior probabilidade. Os sintomas da Síndrome de Tourette são bastante peculiares, mas que precisam de alguns critérios para ser diagnosticado como Tourette.
Realmente a ansiedade faz com que surja tiques nervosos. Pode ser piscar os olhos em demasia, ranger dentes, faca movimentos com a cabeça, ombros ou pescoço. Quando acontece de formas repetidas e involuntárias caracteriza-se como tiques e são decorrentes de angustia, ansiedade, estresse e são incontrolaveis.
Os tiques são movimentos rápidos, recorrentes e não rítmicos (tiques motores) ou sons vocais (tiques vocais) incontroláveis. Em alguns casos incluem palavras e frases inapropriadas. Os tiques motores ou vocais são sempre involuntários.
Os tiques nervosos são movimentos rápidos, repetitivos e que a pessoa faz sem perceber. Os mais típicos são piscar os olhos, fazer caretas, trincar os dentes, estalar a língua ou gritar. É um problema que muitas vezes causa constrangimento.
"Os pais devem ter a consciência de que o tique se trata de um ato involuntário, um transtorno de psiquiatria e que necessita de tratamento", explica. O tratamento deve ser realizado por meio de psicoterapia (psicologia) e de medicação. Na maioria dos casos, essas manifestações são dissipadas com o tempo.