onde μ0 = 4π × 10−7 N·A−2.
substantivo masculino Unidade de medida de indução magnética (símb.: T), equivalente à indução magnética uniforme que, repartida normalmente por uma superfície de um metro quadrado, produz, através dessa superfície, um fluxo magnético total de 1 weber. Etimologia (origem da palavra tesla).
1 Weber [Wb] = 1 000 Miliweber [mWb] - Calculadora de unidades de medição com a qual se podem converter entre outras unidades de Weber em Miliweber.
De acordo com o SI, a unidade de medida de campo magnético é o tesla (T), em homenagem a um dos grandes estudiosos dos fenômenos magnéticos, Nikola Tesla (1856-1943). O campo magnético é vetorial, assim como o campo elétrico ou o campo gravitacional, por isso, apresenta as propriedades módulo, direção e sentido.
Nos materiais magnéticos, como nos ímãs naturais, o campo magnético é resultado do alinhamento de um grande número de domínios magnéticos, que são regiões microscópicas no interior do ímã, dotadas de um campo magnético, como se fossem pequenas bússolas.
Uma partícula eletrizada com q(+) (com falta de elétrons) penetra perpendicularmente às linhas de força do campo magnético; ... Isto ocorre por que a força de Lorentz ─ a força magnética sobre a carga em movimento ─ tem direção perpendicular tanto à velocidade da partícula quanto às linhas de força do campo magnético.
Dessa forma, a expressão da força magnética F = n . q . v .
Uma linha de força é uma linha imaginária desenhada de modo que sua tangente em qualquer ponto aponte no sentido do vetor do campo elétrico naquele ponto. A proximidade entre elas está relacionada com a intensidade do campo elétrico naquela região do espaço.
(PUC – RS) Quando uma partícula carregada eletricamente penetra num campo magnético uniforme e estacionário, perpendicularmente às linhas de indução do mesmo, podemos afirmar que: a) A partícula tem o módulo de sua velocidade aumentado e descreve uma trajetória parabólica.
I – Quando uma partícula eletricamente carregada adentra perpendicularmente uma região de campo magnético uniforme, ela passa a descrever um movimento circular uniforme. II – A força magnética sobre as cargas elétricas que se movem em campos magnéticos uniformes é uma força centrípeta.
Isso significa que a partícula realiza, no interior do campo magnético, movimento retilíneo e uniforme. - a partícula eletrizada com carga elétrica q é lançada perpendicularmente às linhas de indução, isto é, v é perpendicular a B. Nesse caso, α = 90°.
Quando uma partícula alfa e uma partícula beta são disparadas separadamente com a mesma velocidade, perpendicularmente às linhas de indução de um mesmo campo magnético uniforme, a figura que melhor representa as trajetórias distintas dessas partículas é: Page 9 www.nsaulasparticulares.com.br Página 9 de 18 20.
A força magnética é uma grandeza vetorial, ou seja, possui módulo, direção e sentido. Assim como o campo magnético e a velocidade.