A vegetação existente é a tundra, que corresponde a uma composição vegetativa formada por musgos e liquens e, raras vezes, vegetação herbácea de pequeno porte. O Oceano Glacial Ártico é considerado como um mar interior, mas como permanece quase o ano todo congelado não favorece as atividades de pesca e transporte.
Os Inuítes, os Lapões e os Samoiedos.
Resposta. Resposta: É uma região cada vez mais cobiçada por diversos países. Água potável, minérios como carvão, cobre, urânio e talvez petróleo, fazem parte da riqueza desse gélido Continente.
A maior parte das terras das regiões árticas apresenta um relevo de planícies e planaltos ondulados, que se desenvolveram a partir de escudos cristalinos denominados escudo Canadense, escudo Fino-escandinavo e escudo de Angara, localizados respectivamente no Canadá e Groenlândia, península escandinava e Sibéria.
Características da Região Ártica O Ártico (ou Polo Norte) é o local que marca as temperaturas mais baixas do planeta podendo atingir até -60° C. No verão as temperaturas médias são de 10° C, sendo que a temperatura média anual da região é de aproximadamente -2ºC.
O adjetivo ártico tem origem no termo grego ἀρκτικός (árktikós), "relativo a urso, árctico" e este da palavra ἄρκτος (arktos), que significa urso.
É uma área de fundamental importância, pois nela estão presente 70% das reservas de água doce (em geleiras) do planeta e seu derretimento altera diretamente o nível dos oceanos, causando um desequilíbrio ambiental. As condições naturais da Antártida dificultam a fixação do homem nesse território.
Os principais habitantes do Ártico são os esquimós que ficam em regiões do Canadá, Sibéria, Alasca e Groenlândia. ... São famosos pelos seus trenós puxados por cães e por terem baixa estatura, olhos puxados e maçãs do rosto salientes. Estima-se que atualmente existam mais de 100 mil esquimós no Ártico.
Em termos de problemas ambientais, sofrem com exatamente o mesmo problema ambiental do polo sul: o aquecimento global, causado pelo aumento do efeito estufa em função do aumento da poluição atmosférica. O aquecimento global causa o derretimento das calotas polares, aumentando o nível das águas dos demais oceanos.
Na região polar do Ártico, as atividades econômicas realizadas são principalmente a pesca e a extração de recursos minerais e fósseis, que são tranportados por óleodutos, gasodutos e navios. As riquezas exploradas no Ártico seguem majoritariamente para os Estados Unidos, Canadá e Rússia.
Dentre os principais impactos sobre o ambiente Glacial do Ártico pode-se citar o derretimento de geleiras. O derretimento de geleiras faz com que as espécies que dependem dela e daquela clima sejam extintas.
Resposta. Resposta: O ecossistema Ártico é muito sensível a qualquer tipo de poluente e um derramamento de petróleo provocaria sérios danos. A calota polar é fundamental para o equilíbrio da Terra e, além disso, os seres vivos dessa região não habitam outro local do planeta.
Os impactos relacionados à perfuração marítima podem ser associados à toxicidade dos fluídos de perfuração, à deposição de cascalho no fundo do mar (principalmente em áreas de corais) e ao risco de vazamentos de óleo; sendo este o problema mais frequente e visível.
O próximo alvo das petroleiras é o Ártico, onde o subsolo marinho contém uma imensa quantidade de petróleo e gás.
Resposta. Resposta: A região é muito rica em petróleo, e é disputado por Rússia, EUA, Canadá e Dinamarca.
Em uma entrevista a jornalistas em março do ano passado, o vice-primeiro-ministro russo, Dmitry Rogozin, disse que o desenvolvimento do Ártico ajudaria a fortalecer as relações com os países vizinhos. Segundo ele, a região deveria ser um "território de paz e cooperação".
As atividades de mineração de hidrocarbonetos de petróleo (gás e óleo), tanto em suas etapas de exploração quanto de produção, são potenciais causadoras de impacto ambiental. As atividades de pesquisas sísmicas, perfuração dos poços, produção e transporte desses compostos apresentam riscos à biota marinha.
Debaixo do gelo do Ártico há petróleo suficiente para encher 83 bilhões de barris. É o triplo do estimado para o pré-sal brasileiro. Tem também gás natural para abastecer o planeta todo por 14 anos. Isso dá ao Ártico 20% dos combustíveis fósseis ainda não explorados no mundo.
Recursos minerais As áreas subárticas do Canadá possuem depósitos de minerais radiativos, incluindo o tório e o urânio. Também no norte do Canadá e da Rússia encontram-se depósitos de chumbo, ferro, níquel e petróleo. O Alasca possui grandes reservas de petróleo.
O derretimento do gelo do Ártico facilitou o acesso à região e abriu novas rotas marítimas tornando financeiramente viável o investimento na exploração dos estimados 83 bilhões de barris de petróleo em condições climáticas tão severas. Mesmo assim, há o interesse na extração de petróleo no Ártico.
Certo! Explicação: O ecossistema Ártico é muito sensível a qualquer tipo de poluente e um derramamento de petróleo provocaria sérios danos. A calota polar é fundamental para o equilíbrio da Terra e, além disso, os seres vivos dessa região não habitam outro local do planeta.
O derretimento das geleiras contribuiu para o aumento do nível dos oceanos em 2,7 centímetros desde 1961. Além disso, as geleiras do mundo têm gelo suficiente — cerca de 170.
Embora não haja habitantes permanentes, cerca de quatro mil cientistas realizam pesquisas no continente durante o verão. A Antártica possui diversos recursos naturais, como chumbo, prata, cobre, petróleo, gás natural, etc., no entanto, a extração mineral também foi proibida com o Tratado da Antártica.
Além de ter mais de dois terços das reservas de água doce do mundo, a Antártida desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio de calor da Terra. Em outras palavras: ajuda a amenizar o aquecimento global.
A importância das pesquisas científicas feitas na Antártida para o Brasil ou para outros países que mantêm estações nesses continente está relacionada ao fato de que tais estudos proporcionam o conhecimento acerca das mudanças climáticas que ocorrem em todo o planeta Terra.
Assim, a Antártica exerce um papel essencial nos ecossistemas terrestres e funciona como um centro de pesquisas a céu aberto. A principal função do continente é a de regulador térmico, controlando as circulações atmosféricas e oceânicas e influenciando no clima e nas condições de vida na Terra.
Esta região guarda 70% a 80% da água doce do mundo e, provavelmente, é detentora de incalculáveis recursos minerais e energéticos, incluindo petróleo e gás. O Brasil aderiu ao Tratado Antártico, o principal documento jurídico de regulamentação internacional das atividades na Antártica, em 1975.
A Marinha do Brasil é a responsável pela logística do PROANTAR e vem, desde 1982, apoiando as pesquisas na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), nos navios e nos acampamentos, fornecendo treinamento, vestimentas especiais, alimentação, segurança, equipamentos de comunicações e transporte (embarcações e aeronaves) ...
Compreendendo a grande quantidade de gelo presente em tal região, é imprescindível a sua preservação, visando o fim do degelo. Com o processo de degelo que ocorre no local, sabe-se que uma grande quantidade de espécies morre, haja vista que passam por uma abrupta situação de mudança de habitat.
Estação Antártica Comandante Ferraz