Os liquens são organismos formados por associação interespecífica entre algas e fungos. Trata-se de uma relação harmônica entre espécies diferentes: fotobionte (algas) e micobionte (fungos). Essa relação ecológica é chamada de mutualismo obrigatório ou simbiose.
Micorrizas são associações simbióticas entre fungos e raízes. Essas associações são mutualísticas e tanto as raízes quanto são beneficiados. ... Em troca, a planta fornece ao fungo várias substâncias orgânicas essenciais ao crescimento como carboidratos e vitaminas.
Os líquens são associações mutualísticas entre fungos e algas verdes ou cianobactérias. Nessa associação, fungos fornecem nutrientes minerais, e as algas, compostos carbônicos.
Mutualismo é a interação entre duas espécies que se beneficiam reciprocamente, o que pode acontecer em várias modalidades: ... Cooperação ou comportamentos cooperativos são termos usados para descrever comportamentos de organismos que são beneficiais a outros membros da mesma espécie.
A relação entre tubarões e rêmoras é um exemplo de comensalismo. Nessa relação, a rêmora prende-se ao corpo do tubarão e alimenta-se dos restos de comida deste. ... O comensalismo é tradicionalmente conhecido como uma relação de alimentação em que uma espécie alimenta-se dos restos de comida de outras.
Assim, a rêmora é transportada pelo tubarão enquanto alimenta-se dos restos de sua alimentação. Esse processo não prejudica o tubarão, pois a rêmora se alimenta apenas do que o tubarão descarta e seu peso não atrapalha em nada o tubarão.
rêmoras