Esta equação mostra que o alongamento de uma barra linearmente elástica é diretamente proporcional à carga e ao comprimento e inversamente proporcional ao módulo de elasticidade e à área da seção. O produto EA é chamado de rigidez axial. com εt = ∆d/d; εl = ∆l/l.
COEFICIENTES DE SEGURANÇA: Consiste na relação entre a carga de ruptura e a carga admissível. Podem ser considerados como reserva estratégica. evitar maior possibilidade de falha.
É a relação entre o limite de carga de trabalho especificado e a carga de ruptura mínima efetiva da cinta. É alcançado nos ensaios de tração (em laboratório e no planejamento da construção do produto), para atender a legislação e garantir a sua segurança na hora da movimentação.
O fator ou índice de segurança é a relação entre a carga de ruptura mínima efetiva do cabo e a carga aplicada. Um fator de segurança adequado garante: Segurança da operação, evitando rupturas; Duração do cabo e, consequentemente, economia.
O fator de segurança existe para garantir que a cinta irá suportar os esforços dinâmicos que ocorrem durante a movimentação de carga; estes sim, serão sempre maiores do que a carga nominal, caso contrário não haveria sequer a movimentação: o material ficaria estático!
Cintas Brancas 5:1 As cintas brancas tem um fator de segurança que suporta 5 vezes a capacidade de carga da cinta, portanto, se temos uma cinta para elevar 1000 kg esta cinta deve romper com 5000 kg.
Definição de Fator de Projeto O fator de projeto é a proporção do mínimo de resistência à ruptura para a carga admissível. É sempre maior que 1. Outro termo frequentemente usado para fator de projeto é fator de segurança.
O fator diversidade de um conjunto de cargas é a relação entre a soma das demandas máximas das cargas e a demanda máxima do conjunto.
Chama-se fator de serviço (FS) o fator que, aplicado à potência nominal, indica a carga permissível que pode ser aplicada continuamente ao motor, sob condições especificadas.
A IEC 60034-1 especifica os fatores de serviço usuais por potência. Exemplo: Um motor com a corrente de 8,7A e FS 1,15, Sua corrente máxima admissível = 8,7A x 1,15 = 10,00A.
O Fator de Serviço em Redutores de Velocidade Transmaq é o dimensionamento da influência das condições externas sobre o funcionamento do Redutor, como o número de manobras por hora do equipamento, tempo de operação, presença de choques e vibrações, entre outros.
No caso, é a energia que está sendo transformada em trabalho e a quantidade que está sendo consumida no total, e o seu valor varia de 0 a 1. Tudo isso é calculado pela expressão FP=kW/kVAr.