fermentação láctica
Uma vez que o leite é resfriado a 37ºC, ele está pronto para o processo que, para muitos, define um iogurte: a fermentação. ... Conforme elas aumentam, elas transformam a lactose em ácido láctico, diminuindo o pH do leite. As proteínas presentes começam a notar a diferença e seus grumos começam a se soltar.
A nutróloga Valéria Goulart contou mais detalhes sobre os benefícios do consumo de iogurtes. "É excelente para a pele, para o cabelo, tem muito cálcio- que é bom para os ossos -, é um calmante natural... Serve para melhorar a imunidade, reduz riscos de câncer. É essencial na alimentação das pessoas", explicou.
Tampe com um pano vazado, como um tule, e coloque na geladeira. Aguarde de 36 a 48 horas para que a substância fermente e coe o líquido, que ficará semelhante a um iogurte, com um coador em outro recipiente de vidro. Os grânulos que forem separados são as bactérias do kefir, que devem ser colocadas novamente no leite.
Como Fazer? Eu lavo bem os grãos e, em uma peneira bem fininha metálica, coloco quatro colheres (das de sopa) de grãos pra cada 250ml de leite, deixo por 12 horas num pote de vidro tampado com um papel toalha e envolto em um elástico, e em temperatura ambiente.
O Kefir pode ser consumido em qualquer horário, desde que seja associado a uma alimentação equilibrada. Alguns especialistas recomendam também que ele seja consumido antes de dormir, pois assim, a absorção dos nutrientes será potencializada.
Os grãos de kefir em si tem alguns kefiran, mas não tanto. Os benefícios ao se consumir os grãos incluem, redução da pressão arterial, redução da inflamação, redução do colesterol e aumento da produção de interferon. Então sim, os grãos de kefir podem ser comidos sem que haja efeitos colaterais negativos.
Como usar o Kefir para emagrecer Ele pode ser usado para substituir a toma do leite ou do iogurte, sendo uma excelente opção para quem tem o intestino preso. Pode-se consumir 1 vez ao dia, no café da manhã ou no lanche, por exemplo.
Mas a afirmação de que se a bebida for consumida após 12h de fermentação, ela “solta” o intestino, se consumida em 24h, regula o intestino ou então se consumida em 48h, prende o intestino, precisa ser analisada.
Cada tipo de kefir tem vantagens e desvantagens. O de leite tem mais probióticos, possui nutrientes adicionais, como o cálcio e uma boa quantidade de proteína, além de todos os oito aminoácidos essenciais. Já o de água é mais rápido de ser feito, além de ser muito fácil de consumir.
O tempo ideal de fermentação é de 24 a 48 horas, mas se a temperatura ambiente estiver muito alta a fermentação pode acontecer em 12 horas.. Aconselha-se não deixar os grãos na mesma água/leite por mais de 3 dias, eles podem morrer por falta de alimento.
Utilize preferencialmente água mineral. Para 250 ml de água morna, coloque um quarto de xícara de açúcar demerara e dissolva bem, complete o vidro com mais 750 ml de água mineral em temperatura ambiente. Quando a mistura estiver fria, coloque de 3 a 4 colheres de sopa de grãos de kefir.
Iogurte natural: são a principal e mais fácil fonte de probióticos no mercado, mas também existem versões de iogurtes com sabor que mantém as bactérias benéficas vivas; Kefir: é um produto fermentado com levedura e bactérias que fica semelhante ao iogurte, mas possui um teor mais elevado de probióticos.
A bebida ajuda a dar uma turbinada na energia e até a perder peso.